Mundo

Rebeldes afirmam ter abatido um helicóptero

Rebeldes da Frente para a Alternância e Concórdia no Tchad (FACT) anunciaram, ontem, terem abatido um helicóptero do Exército governamental, durante os confrontos nos arredores de Kanem, a Norte de N'djamena, noticiou a Panapress, no dia em que chegou à capital tchadiana uma delegação da União Africana e quando o líder da oposição política voltou a disponibilizar-se para um diálogo que tem sido recusado pelos militares.

02/05/2021  Última atualização 08H45
© Fotografia por: DR
"A Junta Militar enviou muito cedo um helicóptero para bombardear as nossas posições. A defesa anti-aérea das Forças da Resistência Nacional,  mais do que nunca sofisticada  e operacional, destruiu este helicóptero de combate”, lê-se num comunicado dos rebeldes, citado pela BBC.

O comunicado precisa que esta acção permitiu aos rebeldes pararem uma progressão fulgurante e  infligirem uma derrota significativa ao Exército governamental, evitando    qualquer combate terrestre, preferindo bombardeamentos aéreos.
"Na hora em que nós publicamos este comunicado, a cidade de Nokou, capital do Departamento do Norte de Kanem, foi libertada e está sob o controlo total das forças da resistência nacional do FACT”, sublinhou o documento.

Lembraram que, doravante, a FACT já não aceitará o sobrevoo das suas posições ou  localidades que estão sob o seu controlo. "A nossa defesa anti-aérea está pronta para responder a qualquer ataque ou manobra de espionagem. Qualquer aeronave que sobrevoar as nossas posições será abatida sem advertência”, alertaram os rebeldes.
Exortaram os tchadianos a continuarem a luta contra a Junta Militar no poder, pedindo à comunidade internacional para os apoiarem na busca da democracia, alternância e justiça social.

 Desde a semana passada, os combates retomaram entre os rebeldes e o Exército governamentale. De  acordo com a imprensa local, os rebeldes  também sofreram pesadas baixas no terreno nos últimos combates.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo