Mundo

Recuperação económica da África do Sul reduz défices

Espera-se que o défice fiscal consolidado da África do Sul diminua este ano por causa de uma recuperação económica, embora a tendência, de longo prazo, de aumento da dívida permaneça inalterada devido à Covid-19 e aos gastos preexistentes.

21/02/2021  Última atualização 15H31
África do Sul © Fotografia por: DR
De acordo com uma pesquisa divulgada, na sexta-feira, pela agência Reuters, para este ano, era esperado um crescimento económico de 3,5 por cento, após uma contracção estimada de 7,4 por cento, no ano passado.
Os dados indicam um reforço na arrecadação de receitas e redução de défices no próximo exercício financeiro para 9,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), 8,5 por cento para 2022/23 e 7,5 por cento, em 2023/24.

Como noutros países, os gastos da Covid-19 dobraram o orçamento da África do Sul, no ano passado. O défice de 2020/21 foi estimado em 13,95 por cento do PIB, segundo a  pesquisa, quando faltam  apenas cerca de seis semanas para terminar o ano económico.
Economistas do Nedbank indicam que a expectativa era de que o orçamento para 2020/21 fosse muito melhor do que o apresentado.

"A arrecadação de receitas tem sido melhor do que o estimado devido a uma recuperação económica mais forte do que o esperado, enquanto as despesas serão ligeiramente menores do que o estimado, resultando em défice orçamental mais estreito”, escreveu Isaac Matshego, do Nedbank.
"O défice orçamental, no entanto, será relativamente difícil (no médio prazo), já que é improvável que cortes reais de despesas sejam alcançados durante o período”, sublinhou o economista.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo