Desporto

Recurso à velha máxima pode valer título ao Petro

Anaximandro Magalhães

Jornalista

Interclube quer evitar “vassourada”, mas tem demonstrado pouca capacidade competitiva para inverter o rumo dos acontecimentos.

24/04/2021  Última atualização 07H30
Tricolores vão procurar colocar ponto final ao campeonato com terceiro triunfo na final © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
À terceira é de vez ou não há duas sem três, diz o adágio, e hoje o Petro de Luanda pode, na eventualidade de voltar a ganhar ao Interclube, com quem joga às 18h00, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, fazer jus à velha máxima e revalidar o título de campeão nacional sénior masculino de basquetebol.

O jogo desta noite, terceiro de cinco previstos para a disputa do play-off da final, é decisivo para as duas equipas, pois em caso de triunfo os petrolíferos conquistam o troféu, e a inversa permite aos polícias adiarem a consagração do adversário.

Em claro ascendente competitivo sobre o adversário, predominando da altivez demonstrada a cada partida, a solidez no jogo colectivo, bem como nos níveis de eficácia a roçarem quase a excelência, o Petro, às ordens de José Neto, tem tudo para erguer a 14ª taça do seu historial no nacional maior da bola ao cesto.

Neto e pupilos têm obrigado os opositores a cometerem erros crassos de marcação, sub-marcação defensiva, bem como a reduzir o raciocínio e a eficiência no momento do ataque à tabela.  
Longe de justificar o estatuto de finalista e das exibições evidenciadas nas meias-finais, ante o 1º de Agosto, o Inter, liderado por Raúl Duarte, que apresenta números cada vez mais sofríveis, com realce para os lançamentos de três pontos, onde em 35 arremessos converteu apenas quatro, 11,5 por cento, parece cada vez mais destinado a hipotecar a materialização do objectivo previamente assumido, de sagrar-se campeão pela primeira vez.

As 16 tentativas dos lances livres, das quais resultaram sete bolas encestadas, 43,8 por cento, aliada aos 37 ressaltos capturados, permitem antever novas dificuldades para os atletas da formação dos Bombeiros, sobretudo pela motivação e qualidade existente no plantel tricolor.
Vaticinar novo desaire para Raúl e jogadores não seria desdenhá-los, em função da pouca lucidez que vão evidenciando, dando azo aos críticos e deixando antever a possibilidade de uma "vassourada”.

Na equipa do Eixo Viário, Neto pode fazer alinhar Gerson Domingos, Childe Dundão, Carlos Morais, José António "ZT”, Antwan Scott, Leonel Paulo, Melvyn da Silva, Aboubakar Gakou, Gerson "Lukeny” Gonçalves, Jone Pedro, Aldemiro João e Valdelício Joaquim "Wander”.
Por sua vez, Duarte tem disponíveis Carren Wilson Jr., Emanuel Sebastião, Elmer Félix, Jonatão Ndjungo, Paulo Barros, Glofate Buiamba,  Roberto Fortes, Egídio Ventura, Godalfim Freitas, Joseney Joaquim, Alexandre Jungo e Reggie Moore.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto