Sociedade

Regiões de Munda e Cunje vão ter sistema de irrigação

José Chaves | Calussinga

Jornalista

As localidades de Munda e Cunje, província do Bié, vão contar, dentro de quatro meses, com sistemas de irrigação para a manutenção da produção agrícola em período de seca, no âmbito Programa de Agricultura Familiar e Comercialização (Mossap II), financiado pelo Banco Mundial.

30/03/2021  Última atualização 11H48
Sistemas de irrigação © Fotografia por: DR
O sistema de irrigação na aldeia de Munda, município do Andulo, está orçado em cerca de 150 mil dólares.
Na comuna do Cunje, município do Chitembo, o empreendimento, avaliado em cerca de 100 mil dólares, está a ser instalado numa extensão de 400 hectares.
As infra-estruturas vão comportar uma represa e valas para a acumulação de água para a irrigação. Os projectos são dirigidos para as famílias camponesas para o cultivo de milho, feijão, batata- doce e rena, mandioca e hortícolas.

A administradora comunal de Calussinga, localidade que superintende Mundo, Elisa da Graça, disse que o projecto "será uma mais-valia para os agricultores da região, pois, no tempo da seca poderão produzir sem constrangimentos.
Mossap II é um programa que o Executivo está a implementar nas províncias do Huambo, Bié e Malanje, através do Instituto de Desenvolvimentos Agrário, (IDA), financiado pelo Banco Mundial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade