Sociedade

Registados mais de 50 acidentes de trabalho

Ana Paulo

Jornalista

Mais de 50 acidentes de trabalho foram registados pela secção de Segurança e Higiene da Inspecção Geral do Trabalho e pelos Serviços Provinciais de Luanda, entre Março e Abril deste ano.

29/04/2021  Última atualização 12H45
Construção e indústria são actividades de risco iminente © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
A informação foi avançada ontem, em Luanda, pela chefe de secção da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, durante o encontro  realizado pela companhia aérea angolana (TAAG), em alusão ao Dia Mundial da Segurança no Trabalho.  Falando à imprensa, à margem de um encontro sobre Higiene e Segurança no trabalho,  Maria Gonzaga salientou que, dos mais de 50 acidentes de trabalho registados, 22 são considerados leves e 37  graves. Sublinhou que dos acidentados, 36 são do sexo masculino e o restante do feminino.Das áreas com mais  acidentes de trabalho, Maria Gonza apontou as da Construção Civil, serviços gerais e Indústria. Disse que, em termos de infracções,  de Janeiro a Abril deste ano houve um incumprimento por parte das firmas, acima de 50.

 Explicou que todas as transgressões estão relacionadas ao sector privado, sendo que, no âmbito da aplicabilidade da "Lei Geral do Trabalho",o controlo cinge-se nas empresas privadas e instituições públicas, como o caso da TAAG. Sem avançar dados, a responsável aclarou que são muitas empresas que têm sido sancionadas por incumprimento do programa de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. "A Lei obriga que as empresas  que têm acidentes de trabalho ou ocorrência de acidentes de trabalho, devem comunicar, o que não acontece", frisou. Sobre a matéria, Maria Gonzaga considerou positivo o resultado da TAAG, pelo facto de  a empresa cumprir com os requisitos obrigatórios para salvaguardar o bem estar dos seus trabalhadores. 

O presidente do Conselho de Administração da TAAG, Rui Carreira, defendeu ser importante o programa de Segurança e Saúde dos funcionários, sendo que, pela especificidade do trabalho, a empresa dispõe de várias áreas. Entre as áreas, destacou a operativa e de apoio administrativo, ambas  necessárias  no  programa de Segurança, Hi-giene e Saúde no trabalho. "Os nossos funcionários estão, diariamente, em contacto com situações que podem constituir riscos".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade