Mundo

Representante dos EUA promove paz em Cabul

O representante especial dos Estados Unidos para a paz no Afeganistão, Zalmay Khalilzad, iniciou, ontem, uma visita a Cabul, onde se reúne com as autoridades afegãs para promover as negociações de paz entre os talibãs e o Governo.

02/03/2021  Última atualização 09H25
© Fotografia por: DR
Esta é a primeira visita oficial de Khalilzad desde a eleição de Joe Biden como Presidente dos Estados Unidos. "Como sempre, estamos satisfeitos com o encontro com Zalmay Khalilzad e a delegação que o acompanha. Discutimos o processo de paz, as negociações de Doha, a posição actual dos Estados Unidos e os próximos passos", disse o presidente do Alto Conselho para Reconciliação Nacional afegão, Abdullah Abdullah, na rede social Twitter.

Abdullah afirmou que pediu "o fim imediato da violência e a aceleração das negociações de paz" durante o encontro com Khalilzad.
De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos em Cabul, Khalilzad planeia manter outras reuniões com altos funcionários afegãos e viajar para vários países da região, como o Qatar, onde as negociações entre o Governo afegão e os talibãs têm ocorrido desde Setembro passado.

"Khalilzad e a sua equipa vão viajar para Cabul, Doha e outras capitais regionais. Ele retomará as negociações sobre o caminho a seguir com a República Islâmica e os lí-deres afegãos, representantes dos talibãs", segundo a Embaixada.
A visita do representante especial ocorre numa altura em que o Governo de  Biden analisa o acordo firmado em 29 de Fevereiro de 2020, em Doha, com os talibãs.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo