Cultura

Revitalização das Línguas Nacionais produz debate

Manuel Albano

Jornalista

“A revitalização das Línguas Nacionais no país”, tendo como referência o kimbundu, é o mote da primeira conferência internacional a ser realizada sexta-feira, às 14h00, via online, com transmissão em directo pela Zoom, a partir do Canadá, numa iniciativa do Orfanato Pequena Semente.

21/01/2021  Última atualização 18H59
Júnior Cassule, director do Orfanato Pequena Semente © Fotografia por: DR
Em declarações, esta quinta-feira, ao Jornal de Angola, o reverendo Júnior Cassule, director do Orfanato Pequena Semente, explicou que a conferência tem como convidada especial a pesquisadora e linguista Olga Kharytonava, da Western University de Canada.

Durante hora e meia, disse, a conferencista vai falar da experiência como investigadora, no domínio das estratégias a adoptar para a recuperação, preservação e massificação das línguas nacionais, no processo de aprendizagem dos idiomas nativos.

O encontro, ressaltou, visa encontrar estratégias de recuperação das línguas nacionais, incluindo procurar caminhos para a implementação e inserção das mesmas no ensino geral no país. "Estamos preocupados com o desaparecimento das línguas nativas no país e com o facto de não fazer parte do programa curricular de ensino nas escolas públicas”.

De acordo com o reverendo Júnior Cassule, a falta de políticas públicas concretas de inserção das línguas nacionais no  sistema de ensino em todo o país  tem contribuído para o desaparecimento das mesmas. O encontro, referiu, prevê contribuir para a partilha de conhecimentos, dentro do projecto de alfabetização do Orfanato "Kuijia”.

Docente da  cadeira de Antropologia Cultural na Universidade Privada de Angola (UPRA), em Luanda,  e pesquisador em assunto culturais, o reverendo Júnior Cassule disse esperar que  a iniciativa  contribua para uma maior valorização das línguas nacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura