Cultura

Ricardo Lemvo anima Show do Mês Live

Analtino Santos

Jornalista

Ricardo Lemvo, um dos embaixadores e divulgadores da cultura do Reino do Congo nos Estados Unidos e na diáspora, apresentou, na tarde de sábado, os seus principais sucessos e temas que o moldaram como artista na última edição do Show do Mês Live Hospitality.

10/05/2021  Última atualização 08H15
Rumba congolesa e sons latinos invadem palco do CHE © Fotografia por: DR
Foi uma combinação natural entre a rumba, salsa, bolero, merengue, tchátchá e outros estilos afro-caribenhos aos ritmos nacionais e africanos como soukouss, kizomba, semba, kunono e rumba congolesa.
Com transmissão televisiva na TPA 2 e Internacional, assim como nas plataformas digitais do Show do Mês, a partir do Complexo Hoteleiro da Endiama (CHE), no Miramar, telespectadores e internautas testemunharam o concerto de quase três horas, que teve início com a interpretação do tema "Santa António do Zaire”.

Sem o seu agrupamento, Makina Loca, os músicos da Banda Show do Mês deram segurança ao cantor que nos clássicos da rumba congolesa como "Loló Brigida”, "Parafifi-Felicité”, "Cocó”, "Makambo Mibale”,"Siluwangiwakoaordeon”, "Africa MokiliMotimba” e "Mace” teve Milagre como a segunda voz. Teddy Nsingui, na guitarra solo, reviveu os seus tempos de meninos altura em que passou pelos agrupamentos African Jazz, Gran Kallé, Tabu Ley Roucheraux, TP OK de Francó, Samangwana e Kekelé.

Ainda das suas influências recuou ao tempo que cantava temas do francês Charles Aznavourem "Hier Encore”e recordou o togolês Gnomas Pedro, na versão de "YiriYiri Bom”, primeiro dueto com a cubana Yaneth, que também cantou o seu sucesso "Viciado a mim” e finalizou com outra parceria em palco interpretando temas como "Abeja al panal” de Juan Luís Guerra. Anabela Aya também partilhou o palco com Ricardo Lemvo no tema "Sani”. A também actriz esbanjou sensualidade no palco e deixou patente o seu lado soul-jazz. Com o trompetista cubano Lázaro fez parelha em "CaballoViejo”, clássico cubano presente no imaginário angolano.

O músico também mostrou o seu jeito de interpretar semba e kizomba com o toque que deu a "Nvunda Ku Musseque”, de Carlos Lamartine, e em "Dikulussu”. No alinhamento musical que fechou ao som do sucesso "Tata Massamba” não faltaram as conhecidas "Linda Valeria”, "Habari Yako”, "Elbette” e "São Salvador”, porque além dos ritmos afro-caribenhos, o "Kongo dya Ntontila” foi o centro do concerto.

No Show do Mês  cantou-se e comunicou-se em kikongo, kimbundu, lingala, português, francês, espanhol, turco e inglês.
Eduardo Paim é o próximo artista a voltar ao Show do Mês, assim como a trabalhar com a equipa da Nova Energia, que o brindou com o Show comemorativo dos 40 anos de carreira no Centro de Convenções de Belas (CCB).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura