Sociedade

Rivais disputam título continental no Kilamba

Teresa Luís

Jornalista

Em 47 anos de andebol, pela primeira vez, as formações seniores femininas do Petro de Luanda e 1º de Agosto disputam em solo pátrio a Supertaça “Babakar Fall”, desta feita referente à 28ª edição, partida marcada para hoje, às 17h30, no Multiusos do Kilamba.

22/05/2021  Última atualização 07H50
Melhores equipas femininas do continente prometem espectáculo mesmo sem público © Fotografia por: DR
O evento, que marca a abertura da época da Confederação Africana (CAHB), acontece doze dias depois da discussão do título nacional.  As petrolíferas, às ordens de Vivaldo Eduardo, entram para a quadra na condição de finalistas vencidas da Taça dos Clubes Campeões, enquanto as militares, orientadas por Nelson Catito, são as detentoras do troféu continental.     As protagonistas, eternas rivais,  têm bagagem competitiva o quanto baste para mais logo apresentarem um "duelo” de gigantes, apesar da ausência de público, por causa das restrições impostas pela Covid-19.  

Depois da conquista do Campeonato Nacional, as tricolores ambicionam voltar a brilhar e ganhar o título, pois o mesmo não repousa há seis anos na galeria do Eixo Viário. Cientes de que não existem jogos iguais, o último desafio já faz parte das contas de outro rosário. Hoje, caso queiram suplantarem-se diante das adversárias devem, acima de tudo, apostar numa defesa destemida, capaz de criar dissabores, e serem eficazes nas acções ofensivas.  

 Teresa Almeida "Bá”, Marília Quizelete "Inglesa”, Magda Cazanga, Delfina Mugongo "Didi”, Edith Mbunga, Natália Kamalandua e Janeth Santos  podem integrar o "sete”  inicial. Por sua vez, as rubro e negras antevêem na conquista da Supertaça a reposição da legalidade. Já refeitas do desaire do último encontro, levar o sexto título para a galeria do Rio Seco é a meta traçada.  O grupo pretende passar com distinção frente às opositoras, e pode tirar partido do bloco defensivo e do ataque planeado. Helena Paulo, Dalva Perez, Alexandra Shuno, Liliana Venâncio, Natália Bernardo, Juliana Machado e Eneleidy Lloverad podem ser chamadas a integrar o "sete” inicial. 

A julgar pela última exibição de ambas, Petro e 1º de Agosto podem proporcionar um jogo pautado pelo equilíbrio, onde os nervos estarão à flor da pele. A equipa que melhor esboçar os argumentos técnicos e tácticos tem mais hipóteses de erguer o ceptro. Em masculinos,  Zamalek e Sporting de Alexandria disputam a Supertaça, no Cairo, Egipto. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade