Mundo

Rússia anuncia expulsão de dois diplomatas búlgaros

A Rússia anunciou esta terça-feira, (20) a expulsão de dois diplomatas búlgaros em retaliação à expulsão de dois diplomatas russos por Sófia em Março, num contexto de espionagem e crescente tensão entre Moscovo e o Ocidente.

20/04/2021  Última atualização 14H07
© Fotografia por: DR

Segundo comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, a decisão foi notificada ao embaixador búlgaro em Moscovo.

A medida teve como alvo o primeiro-secretário do serviço consular e ainda o primeiro-secretário encarregado dos assuntos comerciais e económicos da embaixada búlgara em Moscovo.
"Esta medida é uma resposta à decisão infundada do lado búlgaro de declarar "persona non grata" dois funcionários da embaixada russa em Sófia", acrescentou o Ministério.

Em Março, as autoridades búlgaras decidiram expulsar dois diplomatas russos após a descoberta de uma rede de espionagem em benefício de Moscovo, na qual vários suspeitos são funcionários do Ministério da Defesa da Bulgária.
A Bulgária tradicionalmente mantém relações económicas estreitas com a Rússia, mas desde Outubro de 2019 vários casos de espionagem geraram tensão entre os dois países.

Cinco diplomatas russos e um assistente técnico da embaixada já haviam sido expulsos da Búlgaria.
A Rússia e o Ocidente aumentaram o número de expulsões de diplomatas, perante uma crescente tensão nas últimas semanas.

Moscovo expulsou dez diplomatas norte-americanos em resposta à expulsão de Washington do mesmo número de diplomatas russos.
Os embaixadores russo e norte-americano também voltaram aos seus respectivos países "para consultas".

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo