Mundo

Rússia deve manter-se grande potência nuclear e espacial

O Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu, ontem, que a Rússia deve manter o estatuto de grande potência nuclear e espacial, por ocasião do 60º aniversário da primeira viagem ao espaço, concretizada pelo cosmonauta soviético Yuri Gagarin.

13/04/2021  Última atualização 02H00
Presidente russo, Vladimir Putin © Fotografia por: DR
"No século XXI, a Rússia deve manter o seu estatuto entre as principais potências nucleares e espaciais, porque o sector espacial está directamente ligado à defesa”, afirmou o Chefe de Estado russo durante uma videoconferência sobre o assunto que contou com vários funcionários governamentais.

Para tal, Vladimir Putin quer que o país estabeleça uma estratégia de desenvolvimento direccionada aos assuntos espaciais para um período de "pelo menos 10 anos”, frisando que a prioridade desse plano deve ser o sector da defesa, mas também abordando outras áreas, nomeadamente telecomunicações, transportes, investigação, saúde e educação.

"O Governo deve preparar e aprovar um documento que tenha medidas claras para atingir as prioridades”, frisou Putin.
Na mesma intervenção, o Chefe de Estado russo recordou o sucesso da jornada de Yuri Gagarin.
"Será sempre um grande orgulho que tenha sido o nosso país a abrir o caminho para o universo”, concluiu Vladimir Putin.

Em 12 de Abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Alexeyevich Gagarin inscreveu o seu nome na História ao tornar-se no primeiro ser humano a viajar no Espaço, completando a órbita terrestre em 1:48, a bordo da cápsula Vostok-1.
Para celebrar a viagem de Gagarin, que abriu o caminho para a exploração espacial, a Assembleia-Geral da ONU criou em Abril de 2011 o Dia Internacional do Voo Espacial Humano, ontem assinalado.

Esta data, segundo a ONU, tem como objectivo celebrar o início da era espacial da humanidade e reafirmar a importante contribuição da ciência e tecnologia espaciais para alcançar objectivos de desenvolvimento sustentável e aumentar o bem-estar dos Estados e povos, e, por fim, garantir a realização das suas aspirações de manter o espaço para fins pacíficos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo