Mundo

Rússia veda acesso a navios estrangeiros

A Rússia fechou, ontem, o acesso a três sectores do Mar Negro a navios militares de outros países, apesar dos avisos da OTAN e da Ucrânia, que consideram a medida agressiva e ilegal.

25/04/2021  Última atualização 07H00
Rússia veda acesso a navios © Fotografia por: DR
Segundo o Boletim de Navegação e Oceanografia do Ministério da Defesa, o encerramento ocorre a partir das 21h00 locais (18h00 em Angola) e estará em vigor até 31 de Outubro. Os três sectores situam-se junto à península ucraniana da Crimeia, anexada a 2014 pela Rússia e onde o Exército russo realizou, na semana passada, exercícios militares, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.
Em causa estão o sector entre o porto de Sebastopol e o de Gurzuf, a zona costeira frente à reserva natural de Opuk e uma pequena área próxima do extremo Oeste da península.

Moscovo insiste que o encerramento não afectará o estreito de Kerch, que separa a Crimeia do continente e liga o Mar de Azov, partilhado pela Rússia e pela Ucrânia, ao Mar Negro.
Além da Ucrânia e da OTAN, também a União Europeia pediu à Rússia para reconsiderar a decisão, que Bruxelas considera mais uma violação do direito internacional e um factor desestabilizador na região.

Expulsão de diplomatas.
A Rússia disse que vai responder à expulsão de quatro diplomatas seus, anunciada na sexta-feira pelos países bálticos, em solidariedade com a República Checa em conflito diplomático com Moscovo devido a uma explosão em território checo em 2014.
"As autoridades desses países não devem duvidar da nossa resposta. Os seus diplomatas podem continuar a interrogar-se quem terá de fazer as malas”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova.

Os três países bálticos, Estónia, Letónia e Lituânia, anunciaram a expulsão de quatro diplomatas russos em sinal de solidariedade com a República Checa, pelo alegado envolvimento de Moscovo na explosão de um paiol de pólvora checo, no qual dois trabalhadores morreram, em 2014. O Ministério dos Negócios Estrangeiros lituano declarou que o seu país vai expulsar dois membros do pessoal da Embaixada da Rússia por solidariedade à República Checa, enquanto a Letónia e a Estónia indicaram que cada um vai expulsar um diplomata russo. O Ministério das Relações Exteriores da Estónia também anunciou a expulsão de um diplomata.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo