Desporto

Sagrada defende liderança da cobiça do 1º de Agosto

Honorato Silva

Jornalista

A força competitiva do Sagrada Esperança, em relação à disputa do título do Girabola, volta a ser posta à prova frente ao Cuando Cubango FC, hoje às 15h00, na cidade do Cuito (Bié), em jogo referente à 19ª jornada. Os lundas defendem a liderança da cobiça do 1º de Agosto, que recebe o Desportivo da Huíla, às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

11/05/2021  Última atualização 08H15
Força competitiva da formação lunda na corrida pelo ceptro volta a ser posta à prova © Fotografia por: António Soares| Edições Novembro
Comandantes da competição, 41 pontos, os lundas às ordens de Roque Sapiri almejam consolidar o novo ciclo de vitórias aberto em casa, diante do Ferrovia do Huambo (1-0), enquanto a formação de Menongue, derrotada de forma copiosa no reduto dos militares huilanos, por 0-3, perseguem a conquista do primeiro triunfo na segunda volta, sob a batuta de Hélder Teixeira. 

No desafio mais escrutinado da prova, face às suspeitas de combina de resultados, que há dois anos chegou a dar penalização, com a atribuição de derrota a ambas as equipas, os rubro e negros, tetracampeões, procuram regressar à tranquilidade exibicional, traço marcante no reinado do português Paulo Duarte, agora mais obrigado a conquistar o "penta”, quinto título consecutivo, face ao fracasso nas Afrotaças. A formação que viajou do Lubango volta a apostar no conhecimento acumulado por Mário Soares, durante os quase quatro meses de "estágio”, no Rio Seco. 

Às 15h00, no Huambo, o Bravos do Maquis de Zeca Amaral joga pela permanência no trio da frente, no reduto do Ferrovia de Agostinho Tramagal, formação que promete agitar as águas no espaço administrativo, caso a Federação mantenha a retirada de 16 pontos, por alegada utilização irregular de Vinguma, dispensado do Wiliete de Benguela, que reivindica direitos sobre o jogador. 

 
Tricolores de atalaia

Relançada a campanha com a vitória de reviravolta (2-1), em Malanje, o Petro de Luanda assume o estatuto de favorito, na recepção ao Santa Rita de Cássia. Os tricolores às ordens de Mateus Agostinho "Bodunha” estão compenetrados da necessidade de vencer os seus jogos e esperar por deslizes dos adversários da frente, ao contrário da formação uigense, que procura pontos para abandonar a zona de despromoção.  

A fechar o bloco dos concorrentes ao título, o Interclube vai à baixa luandense, às 16h30, ao encontro do Progresso Sambizanga, no Estádio Municipal dos Coqueiros. Orientado pelo português Ivo Campos, o conjunto da Polícia Nacional quer capitalizar o triunfo (2-1) obtido frente ao Recreativo da Caála, no 22 de Junho, porém, terá de superar na entrega e vontade de vencer os sambilas, que apesar das dificuldades financeiras caminham em direcção à tranquilidade. 

Vergado na viagem ao Luena, pelos maquisardes, por 0-1, o Sporting de Cabinda regressa ao sintético do Tafe, às 15h30, determinado em explorar o factor casa, frente ao Recreativo do Libolo do português Paulo Torres, treinador que viu o representante do Cuanza-Sul perder na vila de Calulo, 1-2, com a Académica do Lobito. Os leões de Daniel Mena Kuanzambi esperam fazer mais uma vítima, na fuga da parte baixa da classificação.  

Com boa parte do percurso feito, no que concerne à permanência, o Recreativo da Caála, recepciona o Williete, às 15h00. Os homens do Planalto liderados por David Dias detêm algum ascendente em relação à equipa da terra das acácias rubras, moldada por Albano César, técnico ainda à procura da estreia a vencer.  

A Académica recebe a Baixa de Cassanje, às 15h30. Os estudantes orientados por Águas da Silva são favoritos à vitória, condição a ser contrariada pelos pupilos de Paulo Saraiva, cuja aposta na prova é abandonar a zona de despromoção, para evitar que a presença entre a elite do futebol nacional seja transformada em passeio fugaz. A jornada a meio da semana decorre em cinco cidades do país (Cabin-da, Cuito, Huambo, Lobito e Luanda), com a capital a acolher três partidas.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto