Sociedade

Saurimo ganha em breve mini-hospital de campanha

A Lunda-Sul vai nos próximos dias ganhar um mini-hospital de campanha com capacidade para internar 12 pacientes, no quadro da estratégia do sector da Saúde, para aumentar a disponibilidade de camas para tratamento nos cuidados intensivos, face ao crescimento de casos da Covid-19 na província.

23/01/2021  Última atualização 14H30
© Fotografia por: DR
No habitual ponto de situação apresentado na manhã de ontem, em Saurimo, o coordenador adjunto da Comissão Provincial Multissectorial para o Combate à Pandemia, Viegas de Almeida, destacou ainda a recuperação de quatro pacientes nas últimas 24 horas, num universo de 126 casos activos, dos quais cerca de 120 são assintomáticos.

Viegas de Almeida indicou que, desde o surgimento do vírus na província, a Lunda-Sul tem actualmente 326 casos notificados e três óbitos. Por outro lado, avançou que decorre um levantamento do pessoal da Saúde para a elaboração do plano de vacinação contra a Covid-19, cujo início está previsto para Março próximo.Segundo garantias dadas por Viegas de Almeida, a assistência aos assintomáticos residentes em Saurimo é satisfatória e decorre nos respectivos domicílios, sob a supervisão das equipas técnicas criadas.

"A atenção que as autoridades da Saúde dispensam à pandemia da Covid-19 é extensiva a doenças como a malária, o vírus da SIDA, entre outras. Por exemplo, da Primeira-Dama da República, o sector beneficiou de anti-retrovirais que serviram para prestar assistência aos pacientes durante três meses e viu reactivados os equipamentos para exames de suporte, tecnicamente conhecidos por CD4, disponíveis no hospital geral”, disse.

Viegas de Almeida elogiou o espírito de entrega dos técnicos no tratamento dos pacientes, especialmente os internados no Centro Especializado do Mulombe. Além de reforçar o apelo às autoridades no controlo das fronteiras, aconselhou os cidadãos, de forma geral, ao cumprimento das medidas de prevenção para cortar a cadeia de transmissão do vírus da Covid-19.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade