Sociedade

Seca afecta mais de 90 mil pessoas nos Gambos

Arão Martins | Lubango

Jornalista

Mais de 90 mil pessoas estão afectadas pela seca no município dos Gambos, 150 quilómetros a Sul da cidade do Lubango, província da Huíla, informou o administrador municipal local.

21/02/2021  Última atualização 13H00
Governador da Huíla inteirou-se da situação nos Gambos © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro| Huíla
Elias Sova, que prestou a informação no final da visita do governador da Huíla, Luís Nunes, aos projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), disse que não chove nos Gambos e as consequências da fome já são visíveis, afectando  92.464 habitantes.

Segundo o administrador, para inverter a situação a nível do município é preciso dar comida, alertando para a necessidade de se fazer algum esforço para minimizar o problema, numa altura em que são reabilitados na região 23 pontos de água, no âmbito do PIIM.
Nos Gambos, está em curso a construção do sistema de água, e um tanque de 500 metros cúbicos, para irrigação de 460 hectares na localidade da Tunda do Chianje, avaliados em 380.870.388,94 Akz, bem como a implantação do sistema de abastecimento de água à sede municipal do município dos Gambos (Chianje).

Com 200 furos de água, na região está a ser instalado um reservatório metálico de 500 m3 elevado a 10 metros, construção de uma casa de comandos e vários fontenários. O governador Luís Nunes lamentou da seca que se regista na província, num ano em que se apostou "forte” na agricultura familiar, com a introdução da agricultura mecanizada, muitos campos lavrados, gradeados e semeados, tendo reconhecido as acções feitas no âmbito do programa emergencial da Presidência da República, face à seca nos Gambos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade