Desporto

Selecção de xadrez falha viagem por falta de lugares na aeronave

António Cristóvão

Jornalista

A Selecção Nacional de Xadrez falhou, ontem, a viagem para a cidade de Lilongwe, Malawi, por falta de lugares no voo da companhia aérea de bandeira, a TAAG.

16/05/2021  Última atualização 14H16
Selecção de xadrez falha viagem © Fotografia por: DR
A informação foi revelada, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo vice-presidente da Federação da modalidade (FAX), António Assis, depois de abortado o embarque para a cidade de Joanesburgo, onde o grupo faria escala para a capital malawi. "Não conseguimos viajar, porque estávamos na lista de espera no voo para Joanesburgo. Aguardamos até ao último minuto, mas não tivemos sucesso”, disse o dirigente, triste com o sucedido.

Em Lilongwe, os xadrezistas deveriam competir, a partir de terça-feira, no Campeonato Africano Individual, também qualificativo para o mundial, a disputar-se de 10 de Julho a 3 de Agosto, na cidade de Sochi, para o qual está qualificado o Mestre FIDE Sérgio Miguel, do Núcleo Ditrov (Viana) e "Número 1” do ranking angolano de xadrez.
 "É uma infelicidade para o xadrez nacional, porque os nossos jogadores perderam a oportunidade de lutar pelo título de Grande Mestre”, lamentou António Assis.

 Além de Sérgio Miguel, a Selecção Nacional era constituída pelos MI David Silva (Núcleo Ditrov), MIF Esperança Caxita (1º de Agosto) e Ednásia Júnior (Macovi Sport Club).
De acordo com a recente actualização do Regulamento do Campeonato do Mundo FIDE'2021, Angola, África do Sul, Argélia, Egipto, Líbia, Marrocos, Nigéria, Uganda, Tunísia, Zâmbia e Zimbabwe foram escolhidos para o africano. A competição de Lilongwe apura mais quatro xadrezistas do continente para o mundial de Sochi.
A chegada das delegações desportivas para a competição está marcada para amanhã à tarde. A reunião técnica realiza-se na terça-feira, às 10h00, no Golden Peacock Hotel, no centro de Lilongwe.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto