Desporto

Selecção embarca com seis rostos novos

Anaximandro Magalhães

Jornalista

Joshua Kashila e Eric Amândio (bases), Selton Miguel (extremo-base), Jonatão Djungu e Glofate Buiamba (extremos-postes) e Teotónio Dó (poste), são as novidades entre os 15 integrantes da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol que viaja hoje, às 22h10, para Barcelona, Espanha, onde estagia visando a disputa do Torneio Pré-Olímpico, a decorrer de 29 deste mês a 4 de Julho, em Kaunas, Lituânia.

09/06/2021  Última atualização 11H24
© Fotografia por: José Cola | Edições Novembro
Sem confirmação de permanência entre os 12 jogadores que vão discutir, com seis selecções, o único passe de acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio´2020, no Japão, os supracitados pré-seleccionados podem aspirar a materialização do desiderato, pois para trás deixaram 14 concorrentes.

Carlos Morais, Valdelício Joaquim "Wander”, Jone Pedro, Gerson "Lukeny” Gonçalves, José António "ZT” e Gerson Domingos, afastados alegadamente por terem violado o artigo 97º, do Regulamento Geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). Cléusio Castro, Childe Dundão, Rifen Miguel, Melvyn da Silva, Juscelino Ricardo, Jacques "Leandro” Conceição, Wilson Ambrósio e Fidel Cabita, por opção técnica, são os atletas até agora preteridos pelo seleccionador nacional Josep "Pep” Clarós”.

Em Barcelona, país onde Angola estreou-se em Jogos Olímpicos, em 1992, Glofate, Teotónio e Jonatão, sobretudo estes, terão a concorrência de Bruno Fernando, do Atlanta Hawks da NBA (a Liga Profissional norte-americana de basquetebol mais mediática do mundo), e de Yanick Moreira, do AEK de Atenas da Grécia.

Integram ainda o "cinco” nacional, os já "benzidos”: Eduardo Mingas, Leonel Paulo e Hermenegildo Santos (campeões africanos), Edson Ndoniema, Jilson Bango, Pedro Bastos, Aboubakar Gakou, Alexandre Jungo e Malick Cissé.


Naquele país europeu estão agendados dois jogos amistosos frente ao Joventut Badalona e à selecção da Catalunha. As datas ainda não foram oficialmente divulgadas pela Federação. Dia 24 a equipa embarca para Kaunas.  


Inserida no Grupo B do Pré-Olímpico, a selecção disputa todos os jogos da primeira fase às 14h30, no Pavilhão Zalgirio. A estreia do combinado angolano será diante da Polónia, dia 29. Um dia depois, o adversário é a Eslovénia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto