Desporto

Selecção já respira os ares de Yaoundé

Juscelino da Silva

Jornalista

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol deixou ao princípio da noite de ontem Luanda com destino a Yaoundé, capital dos Camarões, onde vai disputar de 19 a 21 do corrente a segunda e última janela FIBA de apuramento ao Campeonato Africano das Nações "Afrobasket´2021".

17/02/2021  Última atualização 19H46
Uma vitória amanhã coloca o "cinco" nacional entre as 16 equipas que irão disputar o Afrobasket © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
O combinado nacional defronta amanhã a selecção de Moçambique,  sábado o Quénia, e fecha a fase final do apuramento domingo, quando defrontar a forte selecção do Senegal.
Os pupilos de José Neto sabem das dificuldades que terão nesses três embates. Ainda assim, o moral é alto e estão confiantes num bom resultado. Uma vitória amanhã coloca o "cinco" nacional entre as 16 equipas que irão disputar o Afrobasket.

Para esta operação, José Neto e seus adjuntos Aníbal Moreira e Ricardo Rodrigues levaram 12 atletas, com destaque a recair para o poste Gilson Bango, que vai fazer a sua estreia. O poste mostrou-se feliz por merecer a confiança do treinador e prometeu tudo fazer para ajudar a Selecção Nacional a conseguir o apuramento.
O técnico garantiu que hoje irá ver as condições que a organização vai meter à disposição da equipa, de forma a realizar o primeiro treino. Caso não haja condições para treinar o grupo vai aproveitar para descansar e recarregar as baterias para defrontar amanhã a Selecção de Moçambique

Duas semanas aproximadamente, foi o tempo que a equipa técnica precisou para colocar o combinado nacional em boa forma, de acordo com José Neto, durante toda a preparação os atletas convocados souberam dar resposta positiva, deixando patente que tudo irão fazer para conseguir o tão desejado apuramento.
Durante o período de preparação em solo pátrio José Neto trabalhou os aspectos defensivos e ofensivos, transições defesa/ataque, bem como a pressão a todo campo. Ontem antes da viagem a equipa realizou o último.

José Neto, assegurou que vai para  os Camarões com uma equipa bastante competitiva e com possibilidades de ganhar as três partidas, que vai encarar como autênticas finais. Pedro Bastos atleta que regressa à selecção mostrou-se feliz por ter sido escolhido para operação Yaoundé. O extremo do 1ºde Agosto prometeu dar o máximo para dignificar as cores da selecção.
"Estou feliz, por regressar à selecção, estamos focados nesses três jogos que teremos pela frente, o nosso objectivo é vencer o primeiro jogo diante de Moçambique que irá nos qualificar ao campeonato africano. Por isso podem contar connosco que tudo iremos fazer para voltarmos com este objectivo cumprido"

José Neto disse que Angola tem tudo para ser muito competitiva e jogar de igual para igual com todos os adversários e pode melhorar muito em todos os sectores. O treinador acrescentou que tem falado muito com a direcção da federação angolana de basquetebol de forma a se fazer um trabalho com os escalões de formação para que futuramente a selecção seja muito forte e rejuvenescida.
Para os atletas que foram afastados ontem, o número um da equipa técnica conversou com cada um deles e desejou muita força, garantindo que todos eles façam parte do grupo de trabalho e não deixou de agradecer pela disponibilidade de cada um que no seu ver têm muita qualidade.

O timoneiro não sabe se irá continuar na Selecção Nacional depois desta empreitada mas caso continue espera poder contar com eles para os novos compromissos que o cinco nacional terá pela frente.
Para está empreitada José Neto elegeu os seguintes atletas; os bases Childe Ndundão, Hermenegildo Santos, Gerson Domingos, os extremos Melvyn da Silva, Leonel Paulo e Pedro Bastos, extremos base Carlos Morais e Gerson Gonçalves "Lukeny", postes Gilson Bango, Valdelicio Joaquim, Jone Pedro e Alexandre Jungo.
Dos 20 atletas convocados ficaram de fora oito nomeadamente Yanick Moreira, Sílvio Sousa, José António, Malick Cisse, Milton Valente, Wilson Ambrósio, Aboubakar Gakou e Leandro da Conceição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto