Desporto

Selecção Nacional leva bandeira na bagagem

Armindo Pereira

Jornalista

O director nacional para a Juventude e Desportos, Fernando João, procedeu ontem, a entrega simbólica da bandeira de Angola às integrantes da Selecção Nacional sénior feminina de andebol, que vai disputar o Campeonato Africano das Nações, a decorrer de de 8 a 18 de Junho, em Yaoundé, capital dos Camarões.

26/05/2021  Última atualização 08H50
Comandadas do técnico Filipe Cruz embarcaram ontem às 21h00 para o local da preparação © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
Em representação da ministra Ana Paula do Sacramento Neto, além de fazer a entrega de um dos maiores símbolos da nação, o dirigente dirigiu palavras de incentivo e desejou boa sorte, horas antes do grupo seguir viagem para Portugal, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo. 

"Tenho a certeza que não será fácil, mas estamos aqui para reiterar o nosso apoio e encorajar toda comitiva. Pedimos o esforço colectivo para fazerem aquilo que melhor sabem: jogar e representar condignamente a nossa bandeira", disse, Fernando João. 

Quem desejou também boa sorte as campeãs africanas, foi a secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás, que esteve ladeada pela antiga capitã da Selecção Odeth Tavares, agora nas vestes de secretaria nacional para o Departamento de Projectos Multidisciplinares e Formação daquela agremiação partidária. 

As duas figuras expressaram solidariedade, além de transmitir mensagem de apoio às campeãs que partem para mais um estágio, antes de pisarem a maior montra da modalidade a nível continental.   
"Todos temos plena convicção e conhecimento de que se tratam de verdadeiras guerreiras e partem para mais uma missão com o objectivo de trazerem a taça. É óbvio que são previsões, mas é nossa vontade que este desejo se concretize, por se tratar da nação mais ganhadora de África", disse, Joana Tomás.  

Por seu turno, Teresa Almeida "Bá", vice-capitã do "sete" nacional mostrou-se regozijada pelas mensagens e em nome do grupo e agradeceu as entidades presentes na cerimónia de despedida: "é reconfortante saber que vamos poder contar com o apoio de muitos angolanos, mesmo à distância. Resta-nos fazer a nossa parte e conquistar o título".


  Jogos amistosos agendados em Portugal 


Com os olhos postos na revalidação do título, a Selecção Nacional sénior feminina de andebol tem agendado oito jogos de controlo em terras lusas, visando a disputa do Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer de 8 a 18 de Junho, em Yaoundé, capital dos Camarões.
Para dotar o grupo, o seleccionador nacional Filipe Cruz optou por marcar os jogos treinos com equipas masculinas e avançou as razões: "as partidas masculinas são mais rápidas e com alta intensidade. É exactamente o que pretendemos no nosso sistema táctico”, aclarou.

Para a empreitada rumo ao 14º ceptro continental, foram convocadas as seguintes jogadoras: Teresa Almeida "Bá”, Helena de Sousa, Paulina da Silva (guarda-redes), Albertina Kassoma, Liliana Venâncio (pivôs), Helena Paulo, Isabel Guialo,  Marília Quizelete "Inglesa”(centrais), Juliana Machado, Carolina Morais e Natália Fonseca (pontas-direitas).

Wilma da Silva, Natália Bernardo, Dalva Peres (pontas-esquerdo),Wuta Dumbaxe, Azeneide Carlos (laterais-direito), Stélvia Pascoal e Magda Cazanga (laterais-esquerdo). Filipe Cruz tem como adjuntos Edgar Neto, José Chuma e Adolfo Paulo. A caravana é chefiada pela vice-presidente da FAND, Ana Paula Silva, ao passo que Tony Costa é o coordenador.

Angola está no Grupo C ao lado do Congo, Argélia e Cabo Verde. O combinado nacional estreia no dia 9, às 14h00, diante de Cabo Verde. O adversário da segunda ronda, dia 11, às 18h00, é a Argélia. A encerrar a fase preliminar, à mesma hora, o "sete” nacional terá pela frente o Congo, dois dias mais tarde.    

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto