Desporto

Selecção Nacional retoma trabalhos no final do mês

António Cristóvão

Jornalista

A Selecção Nacional de Honras masculina de futsal recomeça, no próximo dia 20 deste mês, os trabalhos de preparação na cidade do Lubango, província da Huíla, visando a participação na fase final da IX edição do Campeonato do Mundo, de 12 de Setembro a 3 de Outubro, na Lituânia.

11/06/2021  Última atualização 05H50
Prado, um dos artífices da presença na Lituânia, mais uma vez a confiança do seleccionador © Fotografia por: DR
O "cinco” nacional segue para a cidade do Lubango, no dia 18 do corrente, de autocarro, e pernoita em Benguela, antes de chegar à província da Huíla.
Na primeira fase da preparação no Lubango, o técnico Rui Sampaio vai trabalhar  apenas com os 20 atletas que jogam no país, e no dia 5 de Julho efectua a primeira triagem no grupo.


Nesta data, o seleccionador nacional continua a preparação, já com a integração dos jogadores que actuam no exterior do país. Os futsalistas da diáspora são aguardados no final deste mês em Luanda, para a deslocação, no princípio de Julho, ao palco do estágio.


Durante o mês de Julho, Rui Sampaio vai reduzir o grupo para 18 jogadores, que irão para o estágio no continente europeu. Depois,  a equipa técnica anuncia a lista dos 14 atletas que representarão Angola no Mundial. Para a segunda fase de preparação, Rui Sampaio convocou os atletas Gomito, Laélcio, Neblu, Nuno dos Santos, Kaluanda Inácio, Prado da Silva, Guga da Silva, Dabino Garcia, Kota Barata, Osná Salomão e Wareny do Rosário (Coprat FC), Bebucho Gilberto (Académicos do Namibe), Elton Pereira (CD Sombradense, Portugal), Chico, Leo, Manosele, Bebucha Gonga e Jó Cambagula (GD RNT), Domingos Cavala (Geração Lubango) e Manu Paula (GD Clínica Sagrada Esperança).


Do exterior do país, o seleccionador nacional chamou JPA do Amaral (Plasaince All Star, França), João das Neves (Bastia Agglo-França), Man-Ba Cacintura (FC Navaya Generatsya, Rússia), Dill dos Santos (Jaraguá Fakini Futsal, Brasil), Angel Vuiti (Vallecas de Madrid, Espanha), Moisés Espolio (Nova Gliwice, Polónia), Marlon da Silva (Union Titus Futsal, Luxemburgo), Edy Magalhães (FC Barreirense, Portugal), Miguel Teddy (Sporting Club  Southend, Reino Unido) e Tiago Peres (Union Sportiv, Luxemburgo). 

 
Convite de Portugal
A Selecção Nacional foi convidada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para competir num torneio internacional, em Lisboa, de 26 a 29 de Agosto, com a participação das similares de Portugal, Costa Rica e Uzbequistão.
De acordo com um dirigente da Federação Angolana de Futsal (FAFUSA), as delegações devem chegar ao palco da competição no dia 25 de Agosto. 


O torneio vai servir de preparação das selecções para a fase final do Mundial.
O "cinco” nacional está no Grupo E, ao lado da Espanha (bicampeã mundial, 2000 e 2004), Japão e Paraguai. Na abertura do Mundial, Angola joga com o Japão no dia 14 de Setembro, na Arena de Klaipeda, depois enfrenta o Paraguai, no dia 17, para a segunda jornada, e encerra a fase de grupos diante da Espanha, no dia 20 de Setembro, referente à terceira jornada.

Portugal, organizador da prova, encontra-se no Grupo C do Mundial, ao lado da Tailândia, Marrocos e Ilhas Salomão. O Uzbequistão, outro convidado para o torneio, está no Grupo B, com a Guatemala, Rússia e Egipto. A Costa Rica está no Grupo A, ao lado da Lituânia, Venezuela e Cazaquistão.  
Segundo o convite, a que o Jornal de Angola teve acesso, a FPF vai suportar as despesas com as hospedagens e alimentação dos 14 atletas das selecções convidadas.

Além do alojamento e alimentação, a organização garante também o pagamento do pavilhão para as sessões de treino como parte do convite.
No Mundial da Lituânia, África vai ser representada pelas selecções de Angola, que se estreia no certame, Marrocos e Egipto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto