Mundo

Sérgio Moro agiu de forma parcial

O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro decidiu, terça-feira, a favor de um pedido da defesa de Lula da Silva para que esta instância judicial declarasse o juiz Sérgio Moro suspeito de ter sido parcial na condução do processo por corrupção movido contra o antigo Presidente, a operação conhecida por Lava Jato.

25/03/2021  Última atualização 08H14
Sérgio Moro © Fotografia por: DR
Com três votos a favor e dois contra, o STF decidiu dar razão a Lula, o que faz o ‘caso do triplex’ do Guarajá regressar à estaca zero.

A votação favorável deve-se à mudança de posição assumida pela juíza Cármen Lúcia que, em 2018, tinha alinhado pela declaração de imparcialidade do juiz e ex-ministro da Justiça no Governo liderado por Jair Bolsonaro. De acordo com a imprensa brasileira, as provas usadas por Sérgio Moro dificilmente poderão ser utilizadas, já que a sua conduta foi agora considerada suspeita de não ter sido imparcial.

O veredicto tomado terça-feira reforça a anulação das condenações a que Lula foi sujeitado, decidida há cerca de duas semanas. O antigo Presidente viu serem repostos os seus direitos políticos e tem o caminho aberto para ser candidato às eleições presidenciais que se realizam em Outubro de 2022.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo