Sociedade

Serviço de Bombeiros regista 12 mortos no fim-de-semana

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) registou, no fim-de-semana, em todo o país, a morte de 12 cidadãos e 27 feridos por acidentes, informou, ontem, o porta-voz da corporação, intendente Félix Domingos.

13/04/2021  Última atualização 10H34
Acidentes de viação causaram várias vítimas no país © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
Segundo o oficial superior, quatro das vítimas mortais eram congoleses democráticos. Perderam a vida por inalação de monóxido de carbono, no bairro Chico Guerreiro, município de Cangulo, província da Lunda-Norte, quando dormiam com um gerador ligado dentro de casa, supostamente por falta de energia eléctrica.

"O gerador estava a funcionar dentro de casa, libertando o gás denominado monóxido de carbono. As vítimas, que se encontravam a dormir, foram inalando involuntariamente o gás que acabou por ser fatal”, explicou Félix Domingos.

O porta-voz do SPCB informou que, no mesmo período, os bombeiros foram chamados a prestar 86 serviços de socorro, entre os quais evacuações de cidadãos para  unidades hospitalares, vítimas de patologias diversas e acidentes de viação. Ainda no fim-de-semana, os técnicos da corporação na cidade de Ondjiva, província do Cunene, realizaram  acções  para dispersar aglomerados de gafanhotos que invadiram diversos campos agrícolas.
 
116 cidadãos detidos
Cento e 16 cidadãos foram detidos em vários municípios de Luanda, de sexta-feira a domingo, por efectivos do Comando Provincial, por supostamente estarem implicados em homicídio voluntário, estupro, ofensas corporais, entre outros crimes.

O porta-voz da Polícia em Luanda, inspector chefe Nestor Goubel, revelou que durante as detenções foram apreendidas nove armas, sendo duas metralhadoras AKM e sete pistolas.
No mesmo espaço de tempo,  disse, a Polícia recuperou três viaturas, nomeadamente um Toyota Fortuner, um Rav 4 e um Ford  Ranger, que tinham sido roubadas recentemente.

 Nestor Goubel informou que foram detidos dois cidadãos de 18 anos nos municípios de Luanda e Kilamba Kiaxi, por presumivelmente terem cometido homicídio voluntário com recurso a objectos contundentes, cuja  acção ceifou a vida a dois cidadãos, um de 17 anos e outro de 18 anos.

O Serviço de Emergência Policial  (Terminal 113) , disse Nestor Goubel,  registou  mil e 46 solicitações de intervenção , que "mereceram a pronta resposta das forças da Ordem e Segurança”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade