Sociedade

SIC regista aumento de crimes violentos

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

Três indivíduos acusados de terem assassinado dois cidadãos nacionais, com recurso a objectos contundentes e arma branca, no bairro Pio e no centro da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, foram apresentados, na semana finda, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

10/05/2021  Última atualização 07H45
SIC no Cuando Cubango © Fotografia por: DR
O primeiro caso de homicídio aconteceu no dia 13 de Abril, em que foi vítima um cidadão de nome Ângelo Valila, de 48 anos, funcionário da Casa Militar, cujo corpo foi encontrado quatro dias depois do seu desaparecimento, abandonado num terreno baldio, com capim alto, junto ao bairro Pio.

O segundo caso ocorreu no dia 21 de Abril, em que foi vítima Francisco Hamuyela, de 45 anos, quando dois marginais surpreenderam o malogrado, às três horas da madrugada, na área onde prestava serviço de guarnição a um restaurante, desferindo-lhe vários golpes com uma faca e chave de fenda, provocando-lhe morte imediata.

Segundo o porta-voz do SIC, Paulo de Novais, presume-se que os dois casos de homicídio qualificado tenham sido praticados por ajuste de contas, tendo em conta que os marginais não levaram nenhum pertence das vítimas. Os detidos, acrescentou, já foram apresentados ao Ministério Público junto do SIC.

Informou que, desde Janeiro deste ano, foram registados oito casos violentos de homicídio no município de Menongue, em que estão implicados dez cidadãos nacionais, com idades entre os 22 e 37 anos, que já se encontram a contas com a Justiça.
Paulo de Novais disse que nos últimos dias a província do Cuando Cubango começou a registar novamente crimes hediondos, que estão a preocupar os Órgãos de Defesa e Segurança, bem como a população.
Garantiu que os efectivos do SIC não vão poupar esforços, no sentido de inverter o actual quadro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade