Sociedade

Sindicato dos Jornalistas reelege hoje secretário-geral

Alexa Sonhi

Jornalista

Teixeira Cândido, secretário-geral cessante do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), pode ser reeleito para mais um mandato de quatro anos, durante o VI Congresso Ordinário daquela organização, a decorrer hoje, em Luanda.

22/05/2021  Última atualização 09H05
Teixeira Cândido pode ser reconduzido ao cargo © Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro
Até ao dia 14 deste mês, o secretário-geral cessante foi o único a apresentar lista de candidatura, dai a presidente da Mesa da Assembleia do SJA, Luísa Rogério, referir que Teixeira Cândido possa ser reeleito neste encontro que decorre no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor). Questionada sobre as razões de se ter uma lista, Luísa Rogério explicou que a Mesa da Assembleia não sabe, ao certo, o que se passou. Mas, numa leitura simples, disse que se presume ser uma situação relacionada com o facto de os membros do SJA estarem satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelo actual secretário-geral. 

A presidente da Mesa da Assembleia do SJA disse, ainda, que pode dar-se, também, o caso de os membros não se sentirem preparados para assumir o Sindicato dos Jornalistas Angolanos."O regulamento eleitoral prevê que, mesmo havendo apenas uma candidatura, as coisas devem avançar porque a Assembleia é soberana. Então, nós vamos trabalhar assim mesmo”. 

Além da eleição do novo secretário-geral, o VI Congresso Ordinário visa, igualmente, a apresentação dos relatórios financeiro, das actividades desenvolvidas durante os quatro anos de mandato da direcção cessante e das moções de estratégias. Para a actividade de hoje, que contará com a presença do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, estão inscritos 100 congressistas, mas apenas 85 confirmaram participação.Disse que, tendo em conta as restrições impostas pela Covid-19, só os delegados dos núcleos e secretários provinciais estarão em Luanda. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade