Mundo

Sobe para 215 o número de feridos em confrontos em Jerusalém

Pelo menos 215 palestinianos ficaram esta segunda-feira (10), feridos em confrontos com a polícia israelita na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, segundo um novo balanço feito por fontes médicas locais.

10/05/2021  Última atualização 11H27
As forças de segurança israelitas responderam com gás lacrimogéneo, balas de borracha e granadas © Fotografia por: DR

O balanço refere ainda que 153 pessoas tiveram de ser levadas para hospitais locais ou transferidas para hospitais de campanha da entidade noutras cidades.

 

Entre os feridos, quatro deles estão em estado grave, detalhou um porta-voz deste mesmo serviço médico.

Ainda hoje, centenas de palestinianos lançaram pedras e outros objectos contra os polícias israelitas que estavam na Esplanada das Mesquitas, o terceiro local mais sagrado do Islão, chamado Monte do Templo pelos judeus.

As forças de segurança israelitas responderam com gás lacrimogéneo, balas de borracha e granadas de atordoamento.

A polícia israelita disse, em comunicado, que está a trabalhar para tentar conter a violência na Esplanada, mas também "em outros sectores da Cidade Velha de Jerusalém".

Hoje é um dia especialmente tenso devido à comemoração do Dia de Jerusalém, em que os israelitas celebram o que consideram a reunificação da cidade em 1967, mas que para os palestinianos corresponde ao início da ocupação.

Para a tarde de hoje está programada uma grande marcha pela Cidade Velha - na parte oriental ocupada da cidade - por ultranacionalistas judeus, o que pode exacerbar as tensões.

Para conter a situação, segundo alguns meios de comunicação locais, a polícia israelita vetou hoje o acesso de judeus à Esplanada das Mesquitas. De acordo com o jornal Haaretz, a polícia barrou até agora cerca de 150 pessoas, embora isso não tenha evitado a tensão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo