Coronavírus

SOBERANA 02: Imunizante entra na fase final de testes

Uma vacina experimental cubana contra a Covid-19 vai entrar na próxima se-mana na fase final de ensaios clínicos, que testa a sua eficácia e segurança num número alargado de voluntários, foi ontem anunciado

26/02/2021  Última atualização 11H38
Vacina cubana contra a Covid-19 © Fotografia por: DR
A vacina em causa chama-se Soberana 02 e é uma das quatro que Cuba está a desenvolver para imunizar a sua população. Ontem, o investigador italiano Fabrizio Chiodo, que trabalha no projecto, com o Instituto Finlay de Vacinas, em Cuba, disse, numa conferência virtual, que a vacina "é muito segura” e deverá ser administrada a pessoas entre os 35 e os 80 anos, primeiro em Cuba e depois "provavelmente” em outros países.

Prevê-se que a farmacêutica cubana Biocubafarma produza 100 milhões de doses desta vacina, assim que os resultados dos testes clínicos finais atestem a sua eficácia e segurança.
O desenvolvimento da Soberana 02 contou com a colaboração de investigadores estrangeiros, mas o financiamento é assegurado por Cuba, sendo uma vacina 100% pública e produzida sem fins lucrativos, assinalou Fabrizio Chiodo, citado pela agência noticiosa espanhola Efe.

Em Janeiro, o Instituto Finlay de Vacinas anunciou que Cuba iria testar no Irão o seu projecto de vacina mais avançado, Soberana 02. Cuba, que tem baixa prevalência de Covid-19, espera imunizar a sua população ainda no primeiro semestre deste ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login