Economia

Sonangol aplica projectos para viabilizar distribuição

A Sonangol considera que acções em curso, como melhorias nos terminais de atracagem de navios, aposta na transportação ferroviária, aumento da capacidade de armazenamento e constituição de reservas, quando concluídas, vão solucionar os actuais condicionamentos à distribuição de combustíveis.

15/05/2021  Última atualização 08H15
Companhia assina acordo para substituir o transporte rodoviário de combustíveis pelo ferroviário © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
Isso mesmo é declarado pelo vogal da Unidade de Negócio de Distribuição e Comercialização (UNDC) da Sonangol Inocêncio Ganda, citado na newsletter da companhia relativo a Abril a destacar, como parte dessas acções, um acordo subscrito com empresas dos caminhos-de-ferro para o transporte "rápido e seguro” de combustíveis para regiões como o Centro e Leste de Angola.

Essa aposta, afirmou Inocêncio Ganda, vai resultar em ganhos de eficiência operacional e financeira, levando a um aumento da capacidade de armazenagem "em mais de 24 por cento”, numa evolução que garante o atendimento da obrigação legal da constituição de reservas e leva à redução de custo operacionais.

Segundo o vogal da UNDC, o corte dos custos de armazenagem dá-se com o desmantelamento de parques redundantes e criação de parcerias para gestão desse tipo de activos, traduzindo-se em maior eficiência das instalações com o aumento da taxa de utilização da capacidade disponível.

Mas há desafios no desenvolvimento do plano de armazenagem, adverte , apontando a descontinuidade do acondicionamento flutuante, substituindo-o pela operação do Terminal Oceânico da Barra do Dande, bem como a redefinição das tendências de consumo e a avaliação do estado das instalações de acordo com os padrões da indústria.

Os desafios passam, ainda, por garantir o cumprimento legal da liberalização da actividade de aprovisionamento e de constituição de reservas estratégicas, bem como a definição de um plano de optimização logística baseado na entrada em funcionamento das novas refinarias.

    
Zonas críticas

Em relação às áreas tradicionalmente críticas, como as regiões do Centro e Leste do país, estão previstos trabalhos que resultam em benefícios para as Lundas e Moxico, realçou Inocêncio Ganda.
Isso inclui a requalificação do sistema de atracação de navios nos pontos de partida, optimização dos fluxos de abastecimento e de transporte, além do investimento na ampliação da capacidade de armazenagem, com a construção de uma instalação para combustíveis líquidos para 900 metros cúbicos em Saurimo, Lunda-Sul.

Adicionalmente, a fonte indicou que a melhoria do abastecimento àquela região está relacionada com fluxo ferroviário para o Terminal Oceânico do Lobito, enquanto centro de distribuição da região Centro e Leste, que responderá, igualmente, pelo "previsível” aumento do consumo em Benguela.

Inocêncio Ganda anunciou obras de reparação nos pontos de carregamento de vagões cisterna e trabalhos para um projecto de enchimento de vagões de gás liquefeito, em acções que, no cômputo geral, resultam no aumento do tempo de vida útil do sistema de atracação, reposição da capacidade de recepção das embarcações e maior disponibilidade de produtos aprovisionados nas regiões Centro e Leste.

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