Sociedade

Soyo: Cidadãos vencem o medo e aderem à vacinação

Victor Mayala | Soyo

Jornalista

Martins Dilo, 73 anos, venceu o medo de apanhar a vacina da Covid-19, e desde cedo dirigiu-se ao Instituto Superior Politécnico do Soyo, província do Zaire, para receber a primeira dose.

18/04/2021  Última atualização 18H29
© Fotografia por: DR
À chegada, o ancião foi recebido pelos técnicos de saúde em serviço, tendo sido, de seguida, encaminhado à área de pré-registo e depois para a triagem, vacinação, registo e observação.
Antes, à nossa reportagem Martins Dilo admitiu ter medo de tomar o imunizante da AstraZeneca, "porque ouvia falar que o mesmo provoca problemas de saúde”. Percebeu depois que tal não passava de um simples "mito” criado por pessoas ignorantes, em relação à segurança e eficácia desta e outras vacinas produzidas para combater a pandemia. 

O idoso, que faz parte do grupo de 298 cidadãos que já tinham sido inoculados até ontem, revelou ser o primeiro entre os 12 membros da família a tomar a vacina e garantiu que vai encorajar a parceira, para comparecer ao local da vacinação.  
"Apanhei a vacina tranquilamente e não estou a sentir qualquer reacção adversa”, assegurou, apesar da voz trémula, apoiando-se a uma bengala, devido às debilidades físicas decorrentes de outras comorbilidades.

Entre os idosos que, aos poucos, vão respondendo ao apelo das autoridades sanitárias para serem vacinados, está, também, Pedro Lembe, 71 anos, reformado de uma petrolífera. Disse ter sido motivado pelo amigo, de quem ouviu falar sobre o início da campanha na região.
"Encontrei-me com um amigo no supermercado, que disse que a campanha de vacinação já tinha começado, por isso passei para apanhar. É importante que todos apanhemos para evitar que este vírus maligno continue a propagar-se no nosso país”, referiu.

Ao contrário de Pedro Lembe, Justina António não precisou de ser incentivada por alguém para aderir à vacinação. Ela conta que esperava por este momento, pois que não gostaria de estar infectada pelo novo coronavírus.
"Vim para apanhar a vacina e evitar ser infectada. Estou convencida de que as vacinas adquiridas pelo nosso Executivo são seguras, todos os que já apanharam nada de anormal lhes aconteceu até ao momento”, disse. 

A chefe de secção municipal de Saúde Pública no Soyo, Rosária José, esclareceu que, na sexta-feira, dia em que arrancou o processo a nível da região, foram vacinados 200 cidadãos, ao passo que ontem, até às 10h45, 98 pessoas receberam a primeira dose.
A responsável notou que o nível de adesão dos munícipes à campanha tende a aumentar todos os dias, tendo, por este facto, manifestado o optimismo, em relação ao êxito do processo.

A nossa reportagem apurou que, enquanto durar o processo, especialistas de saúde pública passarão a difundir informações sobre a importância da vacina na prevenção e luta contra a Covid-19, através da emissora local da Rádio Nacional de Angola (RNA).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade