Política

Tchad: Governo de transição promete diálogo para alcançar a paz

Enviado especial do Presidente do Conselho Militar de Transição do Tchad, Abdel Kerim Deby Itno, esteve, esta quinta-feira (6), em Luanda para entregar uma mensagem de Mahamat Idriss Déby ao Chefe de Estado angolano.

06/05/2021  Última atualização 20H21
© Fotografia por: DR
Um dos desafios deste Governo de Transição do Tchad, chefiado por Mahamat Idriss Déby é  trazer de volta a paz e segurança àquele país. A garantia foi dada por Abdel Kerim Deby Itno, que entregou, nesta quinta-feira, uma mensagem ao Presidente João Lourenço.
"Este Governo vai trabalhar neste sentido, para levar o Tchad a uma transição pacífica, através do diálogo, que deve culminar com a realização de eleições e o regresso à normalidade constitucional no país”, salientou.

O conteúdo completo da missiva não foi revelado, mas, em declarações à imprensa, o enviado de Mahamat Idrisse Déby disse que parte dela aborda a actual situação de segurança no país, que considerou crítica.

 O também Chefe da Casa Civil da Presidência do Tchad ressaltou que, após "a morte prematura” do pai, o país começou a atravessar uma situação crítica. Entretanto, disse, o novo Governo, nomeado pelo Conselho Militar de Transição, está a trabalhar para ultrapassar estas situações. Abdel Kerim Déby Itno destacou o facto de o novo Governo ser dirigido pelo segundo candidato mais votado nas últimas eleições no país, que reconduziu o falecido pai a um mandato que não chegou a exercer, por ter sido morto num combate com grupos rebeldes.  "É uma entidade que vem da oposição, que conseguiu concertar com a sociedade para formar o governo”, realçou Abdel Déby Itno, ao referir-se ao novo Chefe do Governo tchadiano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política