Economia

Tchivinguiro aposta na piscicultura

O perímetro do Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro (Huíla) tem condições para desenvolver a piscicultura, para a subsistência dos estudantes e das comunidades circunvizinhas, revelou, recentemente, o director da instituição.

25/05/2021  Última atualização 08H00
O rio Viluvo pode ser aproveitado para a produção de peixe © Fotografia por: Arimateia Baptista | Edições Novembro Huíla
Domingo Mucuta | Lubango  Pedro Ebo disse, durante a visita de constatação efectuada pela secretária de Estado para as Pescas, Esperança da Costa, que o perímetro é banhado pelo rio Viluvo, com um caudal permanente, e algumas lagoas que podem ser aproveitadas para a produção de várias espécies de peixes, sobretudo a tilápia.
 Numa primeira fase, disse, a aposta recai para a produção de tilápia. Na segunda fase, e depois da conclusão dos estudos que estão a ser feitos, a iniciativa quer diversificar as espécies a cultivar. O Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro, com uma área de 1.790 hectares, apresenta infra-estruturas em estado de degradação. A formação de quadros para o sector agrário é o principal objecto social. Actualmente, a escola conta com três fazendas, onde são desenvolvidas culturas diversas, com realce para a fruticultura. Este ano lectivo, a instituição de ensino conta com 405 matriculados, nos cursos de produção animal, vegetal, bem como gestão, agricultura e indústria agro-alimentar. Dinamizar os projectos

Na ocasião, a secretaria de Estado para as Pescas, Esperança da Costa, prometeu apoios, com realce para redes e embarcações, que poderão dinamizar os projectos ligados à piscicultura.As ajudas, revelou, também vão estender-se para o sector privado, com projectos que visam facilitar os empresários no acesso aos financiamentos, principalmente os praticantes da pesca artesanal, com vista a aumentar os rendimentos. "A pesca continental precisa de acompanhamento para dar mais apoios de redes e outros insumos aos praticantes”, disse, acrescentando que a intenção é tornar a Huíla num pólo de desenvolvimento da aquacultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia