Regiões

Técnicos do laboratório estão a ser capacitados

Técnicos do laboratório do Hospital Geral do Uíge participam desde, ontem, num seminário de capacitação que visa a promoção de boas práticas de higienização de material laboratorial, para diminuição de infecções hospitalares e melhoria do diagnóstico de patologias.

12/05/2021  Última atualização 08H35
Principal hospital da província tem novos equipamentos © Fotografia por: Edições Novembro
Durante quinze dias, os técnicos de diagnóstico e terapêutico, vão aprimorar conhecimentos nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Microbiologia, Biologia Molecular e Pró-Análise, para que estejam mais capacitados no diagnóstico de doenças.
Os participantes vão, entre outras questões, aprender a identificar barreiras que impedem o diagnóstico eficaz de doenças, e inteirarem-se sobre novas teorias e procedimentos para o manuseio de instrumentos laboratoriais.

A monitora do seminário, Gilberta Patrocínio, referiu que actual situação sanitária do país, provocada pela Co-vid-19, enfatiza a necessidade da modernização dos laboratórios, bem como a capacitação de quadros do sector da Saúde.
"As ciências da Saúde  estão em constante crescimento, assim como os vírus e bactérias  em permanente mutação, daí a necessidade do técnico de laboratório  estar atento e preparado  para não falhar no diagnóstico sob pena de o médico falhar na prescrição de medicamentos”, disse Gilberta Patrocínio.

Por seu lado, o director  do hospital, David Diavanza, lembrou  que actualmente"é cada vez mais evidente a necessidade de os hospitais possuírem laboratórios bem apetrechados e profissionais treinados com elevada perícia técnica, pois o resultado do seu trabalho é fundamental para que os médicos, prescrevam os medicamentos com eficácia”. O responsável afirmou que a direcção do hospital tem o desafio de ampliar e apetrechar a infra-estrutura com novos meios, particularmente o laboratório, "para que nos próximos dias se faça também  análises de Microbiologia, cujos resultados darão maior certeza aos médicos”.

O Hospital Geral do Uíge tem dois laboratórios onde diariamente são realizadas cerca 150  exames de parasitologia, bioquímica e hematologia serologia.



Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões