Gente

Teddy Nsingui está de parabéns

Teddy Nsingui está de parabéns. Conhecido como um dos solistas mais solicitados do cenário musical angolano, Teddy celebrou o seu aniversário no passado dia 26, segunda-feira.

02/05/2021  Última atualização 07H15
Teddy Nsingui aniversário © Fotografia por: DR
Homem ligado à guitarra, em duas ocasiões, não ficou apenas com a guitarra, tendo actuado como vocalista, primeiro na actuação das Estrelas do Inter-Palanca e na homenagem ao músico Matadi Mário, principal responsável do seu regresso a Angola. Teddy Nsingui nasceu em1954, em Maquela do Zombo, província do Uíge, mas, ainda criança, teve que se refugiar no então Congo Belga, hoje República Democrática do Congo (RDC), onde aprendeu os primeiros acordes de guitarra.

Com Dally Kimoko, aperfeiçoou as técnicas e criaram uma formação com colegas de escola e, mais tarde, gravaram dois singles na Editora Ronno. No Congo, Nsingui entrou no circuito artístico, fazendo parte da "TP OK Jazz” de Francó e da "Sosoliso do Trio Madjesi”, entre outras formações. Em 1976, regressa para Angola, fazendo parte dos músicos angolanos residentes no então Zaire, que viriam a constituir o Inter-Palanca de Matadidi Mário Bwana Kitoko. Em 1980, ingressa na Orquestra Instrumental 1º de Maio e, com a reformulação desta, fez parte do Semba África. Com o fim desta formação, passou a actuar em várias formações como
a Banda Madizeza e  Jovens do Prenda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente