Sociedade

Testes de VIH/Sida têm muita adesão

Sónia Maria | Caculama

Jornalista

O número de pessoas interessadas em conhecer o seu estado serológico tende a aumentar no município de Caculama, província de Malanje, segundo dados do Programa de Combate à Sida, que dão conta que, de Janeiro a Abril, mais de 50 munícipes, dos 15 aos 45 anos, fizeram testes voluntários.

24/04/2021  Última atualização 14H28
Várias acções têm sido desenvolvidas na região para evitar o estigma e a discriminação © Fotografia por: Benjamin Cândido | Edições Novembro |
Os dados indicam que o número de casos de VIH/Sida tem tendência a diminuir, em relação ao ano passado, na sequência das campanhas de sensibilização, onde a população é aconselhada a conhecer o seu estado serológico e evitar ter vários parceiros sexuais.

Os seropositivos, refere a nota, são também aconselhados a evitar contaminar, de forma consciente, outras pessoas, prática frequente nas comunidades, afectando raparigas e mulheres em idade fértil.
À população aconselha-se à cultura de denúncia de todos os que, conhecendo o seu estado serológico, transmitem a doença a pessoas inocentes.

As autoridades sanitárias apelam aos portadores do vírus a procurarem os serviços de saúde, no sentido de receberem conselhos e medicamentos. O município de Caculama tem um hospital de referência, com uma secção de serviço de aconselhamento e testagem voluntária que, em 2008, realizava três a quatro testes por dia, apenas em mulheres grávidas, sendo hoje mais procurado, principalmente por jovens, fruto das campanhas de sensibilização.
A nota dá ainda conta que os casos de corte de transmissão vertical, que permitem às seropositivas dar à luz bebés sem o vírus, são encaminhados ao Hospital Geral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade