Política

Téte António representa Presidente da República nas exéquias de Idriss Déby

O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, representou esta sexta-feira (23), em Ndjamena, capital da República do Chade, o Presidente da República, João Gonçalves Lourenço, nas exéquias fúnebres do Presidente Marechal idriss Déby Itno, falecido na passada terça-feira, (20), do mês em curso, no seu país.

23/04/2021  Última atualização 18H53
© Fotografia por: DR
Acompanharam o ministro Téte António, o embaixador Miguel Bembe, director da direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais, entre outros altos funcionários da diplomacia angolana.

A notícia do falecimento do Presidente Idriss Déby Itno foi divulgada na manhã de terça-feira, (20), enquanto decorria, em Luanda, a 2ª Mini Cimeira da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) que tratava da situação política e de segurança reinante na República Centro-Africana (RCA), em que estadista chadiano havia sido também convidado para participar.

Idriss Déby Itno chegou ao poder em 1990 e liderou o país nos últimos 30 anos. General militar e político, morreu aos 68 anos de idade, depois de recentemente ter participado em eleições que o declararam vencedor com 79,32 por cento dos votos, segundo dados provisórios anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral Independente.

O Chade, também chamado por Tchad , oficialmente República do Chade, é um país sem acesso ao mar, localizado no centro-norte do continente africano. Faz fronteira com a Líbia (a norte), com o Sudão (a leste), com a República Centro-Africana (a sul), com Camarões e Nigéria (a sudoeste) e com o Níger (a oeste).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política