Economia

Tráfego normaliza no Canal de Suez

Os últimos 61 navios que aguardavam a travessia cruzaram, sábado, o Canal de Suez, normalizando o tráfego interrompido de 23 a 29 de Março, depois de o cargueiro gigante Ever Given, ter encalhado e bloqueado completamente a via marítima, noticiou a AFP.

05/04/2021  Última atualização 08H56
Remoção de navio encalhado permite tráfego de embarcações © Fotografia por: DR
Os navios que aguardavam ao largo desde que o Ever Given encalhou, a 23 de Março, cruzaram o istmo de Suez, anunciou a Autoridade do Canal de Suez (SCA) num comunicado de nota que o fim do engarrafamento levou um pouco mais de tempo que o previsto inicialmente.
O presidente da SCA, almirante Ossama Rabie, havia adiantado na segunda-feira (29), em entrevista ao canal local Sadaa al-Balad, que levaria "cerca de três dias e meio” para resolver tudo.

O Ever Given, com mais de 400 metros de comprimento, foi desencalhado em 29 de Março depois de uma longa e complexa operação que levou o navio de bandeira do Panamá operado pelo armador taiwanês Evergreen Marine Corporation, a ser rebocado para o Grande Lago Amargo, que fica no meio do Canal de Suez. No mesmo dia, o tráfego foi retomado entre o Mar Vermelho e o Mediterrâneo.

O incidente raro no comércio marítimo paralisou por uma semana o tráfego na rota navegável mais curta entre a Ásia e a Europa e comprometeu a circulação mundial de mercadorias. Ao todo, 422 navios com 26 milhões de toneladas de produtos ficaram bloqueados.

Os últimos 61 cargueiros que aguardavam na fila atravessaram o canal sábado, além de que "outros 24 novos navios” também cruzaram o canal, indicou o comunicado assinado pelo presidente da SCA.
Segundo dados da entidade, cerca de 19 mil navios cruzaram o Canal de Suez em 2020, ou seja, uma média de 51 navios por dia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia