Economia

Trajectória do Kwanza confirma estabilidade

Pedro Peterson

Jornalista

A taxa de câmbio do kwanza face ao dólar americano tem vindo a registar, desde No-vembro de 2020, uma certa estabilidade no mercado, fixando-se em torno de 650 kwanzas o dólar até Janeiro do ano em curso.

02/03/2021  Última atualização 08H53
BNA explicou ontem sobre o comportamento da moeda © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
A informação foi prestada ontem  pelo vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Tiago Dias, na cerimónia de apresentação da evolução do mercado cambial em 2020.
Segundo o vice-governador, essa estabilidade deve-se, sobretudo, às reformas que o BNA tem vindo a implementar no mercado cambial desde 2017, com o objectivo de contrapor os choques externos.

Uma das reformas de gran-de relevância, segundo o go-vernante, foi a introdução pelo BNA da plataforma de negociação electrónica da Bloomberg, em Abril de 2020, onde os bancos comerciais foram obrigados a participar para a venda de divisas, no âmbito do programa de liberalização cambial.
Nesta plataforma, o BNA instruiu as companhias petrolíferas a venderem moeda estrangeira directamente aos bancos comerciais,  através da plataforma , sempre que o valor das transacções efectuadas fossem superiores a 500 mil dólares .

"Graças aos ajustamentos no mercado, a taxa de câmbio passou a desempenhar o papel de amortecedor de choques externos, ao contrário, a pressão sobre as reservas internacionais teria sido grande e  nesse momento já teríamos alcançado um nível preocupante das Reservas Internacionais Líquidas, que não nos permitiriam satisfazer os compromissos externos”, disse.
Com essa medida, o BNA eliminou a taxa de referência do banco central  baseada apenas nas vendas através dos leilões aos bancos comerciais, passando a taxa, a partir de Junho, a ser uma taxa definida pelo mercado.

Quanto ao valor do Kwanza contra as principais moedas do comércio internacional, o director do Departamento de Estatística, Joel Fute, disse que, com as reformas adoptadas, se verificou ter sido possível, até ao momento, a redução da forte sobrevalorização do kwanza face a essas moedas, evidenciado através de uma redução da taxa de cambio real, que passou de 5,9 para 2,3 por cento no final de 2020, aproximando-se do seu valor de equilíbrio.

Segundo o técnico, não obstante a redução das receitas em moeda estrangeira, as medidas implementadas pelo BNA permitiram assegurar a solvabilidade externa do país com as reservas internacionais brutas no final de 2020.


Meses de cobertura

Joel Fute disse que esses valores são capazes de cobrir 12,20 meses de importações de bens e serviços, quando comparados com 7,74 meses em 2017, muito acima da meta de seis meses que está definida como indicador de convergência da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Joel Fute disse, ainda, que as reservas internacionais fecharam o ano de 2020 com um  excedente aceitável, o mínimo estabelecido ao abrigo do programa do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 8,09 mil milhões de dólares.
"O limite de reserva estabelecido pelo FMI para o ano de 2020 foi de oito mil milhões de dólares, este marco é bastante animador, tendo em vista os objectivos definidos pelo Executivo”, disse o técnico.      

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia