Economia

Transacções rendem mais de 70 mil milhões

Adérito Veloso

Jornalista

O Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA) negociou no mercado secundário, no mês de Janeiro, Títulos no montante de 70,02 mil milhões de kwanzas.

02/02/2021  Última atualização 10H43
Bolsa de Dívidas e Valores de Angola © Fotografia por: Arquivo
Dos 26 membros participantes, o Banco de Fomento Angola (BFA) lidera o ranking dos bancos que participaram no mercado de forma mais activa, com uma quota de mercado de 43,71 por cento, seguido do Banco Millennium Atlântico (28,57) e na terceira posição o Banco Angolano de Investimentos (21, 85).

A BODIVA registou ainda a participação activa dos bancos com maior quota de mercado em Janeiro, com realce para o BIC, BCS, Standard Bank Angola, Banco Yetu, Banco VTB, BPC, Banco Prestígio, Banco Económico e Caixa Angola.
Quanto às maturidades negociadas, a BODIVA destaca que 89 por cento dos negócios realizados foram feitos para Títulos com maturidades para 2021 e 2022.

Leilão em bolsa

Durante o primeiro semestre deste ano, a BODIVA prevê concluir a privatização do Banco de Comércio e Indústria (BCI), dando entrada ao mercado de acções, através do leilão em bolsa, à luz do Programa de Privatizações.
O PROPRIV, alinhado com o Programa de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, enquadra-se no âmbito da Reforma das Finanças Públicas, tendo em vista a promoção da estabilidade macroeconómica, o aumento da produtividade da economia nacional e o alcance de uma distribuição mais equitativa do rendimento nacional.

  Desmaterialização do BPC   

No âmbito da prestação dos serviços de compensação, custódia e liquidação de valores mobiliários em sistema centralizado, a BODIVA procedeu, no passado dia 18 de Janeiro, à desmaterialização das acções ordinárias do Banco de Poupança e Crédito (BPC), no valor de mais de mil milhões de kwanzas.

Segundo uma nota da BODIVA, a integração foi feita à Central de Valores Mobiliários, cujo processo visa cumprir com o disposto na alinha a) do nº 1 do artigo 65º do Código dos Valores Mobiliários, aprovados pela lei nº 22/15, de 31 de Agosto, conjugada com o nº 1 do artigo 2º do Decreto Executivo nº 273/17, de 3 de Maio, que regula o Registo de Valores Mobiliários no Emitente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia