Cultura

“Transcendência Indecência” em telas

“Transcendência Indecência” é o título da exposição individual do artista Manuel Ventura, que é inaugurada, hoje, às 18h00, na galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

07/05/2021  Última atualização 14H50
Artista Gilberto Capitango analisa o sofrimento na exposição © Fotografia por: DR
O artista Gilberto Capitango considera a exposição "uma dicotomia da justa angolanidade - vista, pensante e matizada”. Para o pesquisador, "a imperiosa necessidade de acudir os que muito necessitam, o quanto antes, é uma forma de ser e estar, que permite mitigar o sofrimento das pessoas a partir da génesis, evitando as romarias desnecessárias ante os holofotes da vida, numa clara e falsa demonstração de preocupação a favor dos desfavorecidos”. 
Gilberto Capitango considera Manuel Ventura um visionário, com uma forma de olhar para o mundo única, a partir da cosmovisão, sugerindo nos quadros apresentados uma reflexão mais aturada sobre o sofrimento dos inocentes. O autor, continuou o pesquisador, faz, ainda, um apelo à sensibilidade humana ante o sofrimento do outro. "É transcendental, às vezes simples, a atitude de olhar para o outro e compadecer-se com ele, ainda que não seja para o ajudar com algum valor monetário ou material, mas fazer da causa deste a nossa”.A mostra, patente ao público até ao dia 26, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00. 
O autor

Gilberto Capitango nasceu em Luanda, em 1981. Estudou Artes Plásticas na Escola Nacional de Artes Plásticas de (2000-2003). Tem formação básica de Lino e Xilogravura pela Oficina de Gravura da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), com o Mestre Kidá de (2000-2001).  Concluiu o Curso de Antropologia Cultural na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (2005-2009). Trabalhou durante quatro anos com o professor e gravurista cubano, Luís Guillermo Varela Santisteban, aprendendo técnicas de gravar (2013-2016).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura