Mundo

Três mortos e sete infectados pelo Ébola

Guiné-Conacri está de novo em situação epidémica

15/02/2021  Última atualização 13H30
Uma nova epidemia do vírus Ébola © Fotografia por: DR
Uma nova epidemia do vírus Ébola já provocou três mortes na Guiné-Conacri, país que conta com sete casos confirmados, anunciou, ontem, a Agência Nacional de Segurança Sanitária.
Cinco anos após o fim da epidemia anterior, que se prolongou entre 2013 e 2016, a Guiné-Conacri está novamente em "situação epidémica”, disse, ontem,  o chefe da agência de saúde guineense, Sakoba Keita.

Citado pela agência France-Press (AFP), Sakoba Keita  confirmou o registo de três mortes e sete casos de febre hemorrágica Ébola.
O ministro da Saúde, Rémy Lamah, tinha divulgado, no sábado, um total de quatro óbitos, mas o número foi ontem rectificado.
A presença do vírus foi confirmada, ontem de manhã, pelo laboratório de Conacri, sendo o primeiro relato de ressurgimento da doença na África Ocidental, onde começou a pior epidemia da história do vírus.

Também na República Democrática do Congo foram confirmados três novos casos de um novo surto de Ébola no nordeste do país, apenas cerca de três meses depois este país ter anunciado, em 18 de Novembro, o fim do 11.º surto de Ébola da sua história, na província ocidental do Equador, que provocou a morte de 55 pessoas e infectou outros 130, segundo dados oficiais

O vírus Ébola, que provoca febres altas, vómitos e diarreias, foi identificado pela primeira vez em 1976 no antigo Zaire, actual República Democrática do Congo.
A doença é transmitida pelo contacto directo com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%.
Em 2013 foi detetada uma vaga na Guiné-Conacri, considerada das mais graves, que se propagou à Libéria, Serra Leoa e a outros dez países, incluindo Espanha e Estados Unidos, causando 11.300 mortos e 28.600 casos até 2016.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo