Mundo

Treze soldados morrem em ataque no Nordeste

Treze soldados nigerianos foram ontem mortos durante uma emboscada do grupo extremista Estado Islâmico no Estado de Yobe, no Nordeste da Nigéria, disseram fontes militares à agência de notícias France Press.

13/01/2021  Última atualização 13H26
Estado Islâmico, dispararam contra um comboio de veículos militares © Fotografia por: DR
Os membros do grupo Estado Islâmico da África Ocidental (Iswap) dispararam contra um comboio de veículos militares durante uma emboscada, perto da cidade de Gazana, 30 quilómetros de Damaturu, a capital do Estado.

Os atacantes usaram armas ligeiras e lança-foguetes. "Nós perdemos 13 soldados nesta emboscada e vários ficaram feridos", disse um oficial militar das forças governamentais. Os veículos dirigiam-se para uma base do Exército, na cidade de BuniYadi, a 50 quilómetros de Damaturu, precisou uma segunda fonte militar que transmitiu o mesmo número de mortos.

"Os confrontos foram ferozes e os terroristas também sofreram baixas", acrescentou a fonte sem fornecer a identidade dos extremistas islâmicos abatidos. A região de Buni Yadi é um dos bastiões do Iswap, onde leva a cabo regularmente ataques contra militares e viajantes civis. Os radicais islâmicos deslocam-se no perímetro de Buni Yadi, num campo situado nas florestas de Benisheikh, no Estado vizinho de Borno.

São frequentes os confrontos entre os extremistas islâmicos e as tropas nigerianas. Desde 2009, o Nordeste da Nigéria e em particular o Estado de Borno, é alvo de ataques dos radicais islâmicos do grupo Boko Haram. Em 2016, o grupo Boko Haram dividiu-se em duas facções: uma dirigida por Abubakar Shekaue a outra, o Iswap, ligado ao grupo Estado Islâmico. Desde o início do conflito morreram 36 mil pessoas e mais de dois milhões de civis tiveram de abandonar os locais onde viviam.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo