Desporto

Tricolor com teste difícil na deslocação ao Luena

António de Brito

As formações do Bravos do Maquis e do Petro de Luanda protagonizam amanhã, a partir das 15h00, no Estádio Jones Kufuna "Mundunduleno", o desafio de cartaz na sequência da disputa da 16ª jornada do Girabola'2021, que reserva ainda o embate Sagrada Esperança-Académica do Lobito, às 15h30, no Quintalão do Dundo.

26/04/2021  Última atualização 07H10
Equipa do Moxico vai tentar tirar partido do factor casa para conquistar a totalidade dos pontos © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
Depois da derrota no reduto do Sagrada Esperança, por 0-1, o Petro tem mais uma deslocação complicada ao Luena, onde defronta o Maquis, que está a fazer um campeonato com distinção e difícil de ser ultrapassado, sobretudo quando joga na condição de visitado. Os maquisardes estão com a espinha entalada na "garganta", após o deslize na primeira volta da prova, por 1-3, em Luanda.

Atendendo aos propósitos de ambas as equipas, espera-se por um jogo de elevado grau de dificuldade, pois os contendores focam os intentos na conquista dos três pontos. Sempre que se defrontam, Maquis e Petro procuram dignificar o espectáculo do primeiro ao último minuto, pelo que se antevê um jogo de resultado imprevisível. Quer o Maquis quer o Petro não lhes passa, seguramente, pela cabeça a perda de pontos, porque a acontecer pode pesar nas contas finais do campeonato. 

A equipa de Zeca Amaral ambiciona os três primeiros lugares da classificação, enquanto o conjunto treinado por Mateus Agostinho "Bodunha" persegue o título do Girabola, após a última conquista em 2009, sob comando técnico do português Bernardino Pedroto.
Motivado com o triunfo sobre o Petro de Luanda, por 1-0, o Sagrada Esperança recebe a Académica do Lobito, com o claro objectivo de manter a invencibilidade nos jogos caseiros, bem como reforçar a liderança da competição, depois de o Conselho de Disciplina da FAF retirar pontos ao Ferrovia. 

Após igualdade a um golo no primeiro jogo, os "estudantes" lobitangas têm, para já, um duelo difícil frente aos lundas, que estão galvanizados com a actual posição que ocupam na tabela de classificação.

 Ferrovia vence em casa                                
Ontem, na sequência da jornada, o Ferrovia do Huambo derrotou o Cuando Cubango, por 2-1, no Estádio dos Kuricutelas, com a equipa da casa adiantar-se no marcador aos sete minutos, por intermédio de Jorginho. Com o técnico  Hélder Teixeira infectado de  Covid-19, o Cuando Cubango igualou a contenda por Coxe, decorridos 21 minutos. Aos 96 minutos, Luizinho desfez a igualdade no marcador, contrariando as intenções dos "forasteiros". 

Ainda ontem, Santa Rita do Uíge e Wiliete de Benguela empataram sem golos, no Estádio 4 de Janeiro. Há três minutos do fim do jogo, a equipa visitante desperdiçou uma grande penalidade, por intermédio de Caporal. Sábado, na abertura da ronda, o Interclube perdeu  com o 1º de Agosto, por 0-1, no Estádio 22 de Junho, o Recreativo do Libolo venceu o Progresso Sambizanga,  pelo mesmo resultado, no Estádio Municipal de Calulo, e a Baixa de Cassanje e Recreativo da Caála empataram (0-0), no Estádio 1º de Maio, em Malanje. Desportivo da Huíla e Sporting de Cabinda encerram a jornada no dia 5 de Maio.


  Zeca Amaral promete dificultar vida ao Petro

O técnico principal do Futebol Clube Bravos do Maquis,  Zeca Amaral, disse, hoje, no Luena que o Pedro de Luanda,  vai encontrar muitas dificuldades no jogo de amanhã  diante da sua equipa , no estádio Mundunduleno.
Zeca Amaral fez esta antevisão, após o treino de preparação da equipa para a  recepção ao Petro amanhã, no encerramento da 16ª jornada do Girabola.

"Temos um objectivo a alcançar no final da época,  e para atingirmos este desiderato  temos que somar pontos, sobretudo em nossa casa , bem como em todos os jogos que temos pela frente”, disse. O treinador frisou igualmente que o Petro está proibido de perder pontos sob pena de  depender de terceiros para  alcançar os seus objectivos,  daí antevê um jogo muito difícil,  não só para o Petro mas também para o Maquis.

Zeca Amaral garantiu que a equipa está preparada para fazer um bom jogo é ir à busca dos três pontos. Quanto aos níveis motivacionais da equipa, Zeca Amaral afirmou serem altos, pelo facto de todos os jogadores estarem a trabalhar com entrega e determinação para este jogo. "O único problema que temos é o tempo de paragem que tivemos.  Felizmente, temos todos os jogadores disponíveis para o jogo com o Petro, concluiu. Já o lateral direito do Maquis, o brasileiro David Luís,  disse que o Petro vai encontrar um Maquis aguerrido, buscando constantemente a bola e evitar a perdê-la .

"O Petro é uma equipa organizada,  tem os seus jogadores que se destacam,  mas  também temos grandes jogadores que já ganharam títulos, e isso faz-nos encarar o jogo de igual para igual”, disse.

José Rufino|Luena

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto