Desporto

Troca do fato de gala vale liderança ao 1º de Agosto

Honorato Silva

Jornalista

A troca do fato e gravata pelo fato macaco, de acordo com o técnico Paulo Duarte, permitiu ao 1º de Agosto assumir a liderança isolada do Girabola, 32 pontos, ao derrotar o Recreativo da Caála, por expressivos 4-0, ontem no Estádio Nacional 11 de Novembro, em jogo de conclusão da quinta jornada.

14/04/2021  Última atualização 08H55
Putos saídos da canteira do Rio Seco assumiram as despesas da partida com três golos © Fotografia por: Rafael Taty| Edições Novembro
Focado no assalto ao co-mando da prova, na altura em posse do surpreendente FC Bravos dos Maquis, com 31 pontos, o conjunto do Rio Seco levou tempo a puxar dos galões e impor autoridade ao adversário, que chegou a Luanda determinado em estragar a festa da ascensão ao topo da classificação. Refeitos da pressão do fracasso nas Afrotaças, ao peso da limitações decorrentes da pandemia da Covid-19, os tetracampeões criaram um quadro favorável à materialização do desejado penta, quinto título consecutivo, registo exibido com exclusividade pelo arqui-rival Petro de Luanda, que promete frustrar o objectivo.  
Lei do mais forte
A fazer jus ao discurso assumido pelo técnico David Dias, no lançamento da partida, a Caála esteve afoita nos instantes iniciais. Obrigou o 1º de Agosto a redobrar os cuidados defensivos, com destaque para a entrega do guarda-redes Neblu, que à passagem do quarto de hora negou o golo a Depo, depois de no primeiro minuto ter visto Nilton a rematar ao lado, já sem oposição.  A resposta dos militares chegou de forma contundente, em meia-hora. Tão logo sentiram que o adversário tinha fraquezas no resguardo dos corredores laterais, com destaque para o lado esquerdo da defesa, os pupilos de Paulo Duarte aumentaram o caudal ofensivo pelos flancos, a privilegiar a velocidade de Bito, um verdadeiro achado dos escalões de formação do clube, e Natael.  

Em pouco tempo a toada de equilíbrio imposta pelos caalenses desapareceu. Após tirar as medidas à baliza de Beny, Bobó, ontem, a empunhar a braçadeira de "capitão”, fez o 1-0, aos 24 minutos, proeza seguida por Bito, 2-0, aos 30, num lance de belo efeito, e Zini, 3-0, aos 45+2, quando a chuva limitava a mobilidade dos atletas.  Além de vincar a "lei do mais forte”, a vantagem folgada levada para o intervalo simplificou a tarefa aos de-tentores do título, que passaram a ter uma almofada confortável na corrida à liderança da competição. Apenas a mudança épica dos visitantes, associada a um apagão competitivo dos donos da casa, mudaria a tendência do resultado.  
Mudar com substituições 
Antes do regresso aos balneários, David Dias procurou espevitar a equipa, ao trocar Alison e Chilanga, por Moco e Joca. Não satisfeito, o timoneiro da formação planáltica tirou Milambo e Depo para fazer entrar Tchitchi e Tchu-ma, claramente preocupado em estancar a vertigem ofensiva dos militares.  A resposta de Duarte chegou em pouco tempo, ao começar por lançar Aldair, para poupar as pilhas de Herenilson, reforço tirado aos tricolores, hoje dono e senhor na cobertura defensiva a meio campo. A rotação do plantel, numa fase de controlo total do desafio, tocou a vez a Mabululu e Me-lono, que renderam Moya e Zini, respectivamente.  

Mais preocupada com a distribuição do tempo de jogo, já a pensar no desafio de domingo, frente ao Wiliete de Benguela, a equipa técnica do 1º de Agosto lançou Paizo para o lugar de Natael e colocou Atouba em substituição de Edmilson. As mexidas reforçaram o domínio dos novos líderes do Girabola, recompensado com o 4-0, aos 90 minutos, apontado por Bito, num remate à entrada da área. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto