Mundo

UE discute novas sanções contra a Rússia

Os ministros nos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) discutem, hoje, em Bruxelas, novas sanções contra as autoridades russas, após a prisão do opositor Alexei Navalny, similares à Lei Magnitsky, dos EUA, segundo fontes comunitárias.

22/02/2021  Última atualização 06H00
© Fotografia por: DR
A Lei Magnitsky, dos Estados Unidos da América, castiga as violações dos direitos humanos e, a ser aplicado este tipo de sanções na UE, será uma estreia no espaço comunitário.
Hoje, os ministros europeus falam, por videoconferência, com o novo secretário de Estado americano, Antony Blinken.
"Será a primeira vez que usaremos o novo regime de sanções ligado às violações dos direitos humanos”, reconheceram fontes europeias citadas pelas agências internacionais. Embora não esteja previsto que se aprovem sanções hoje, espera-se que os ministros cheguem a um consenso político sobre a necessidade de as aplicar.

A discussão chega depois da viagem a Moscovo do alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, que coincidiu com a expulsão de três diplomatas europeus. Após a visita, Borrell concluiu que a Rússia está a afastar-se dos valores europeus e nega-se a cooperar com Bruxelas, enquanto os "vinte e sete” exigem a libertação de Navalny.

"Neste caso é tentador e até simbólico que se possa utilizar este regime” de sanções, disseram outras fontes diplomáticas, que acrescentaram que "tem havido um agravamento na Rússia” da situação "que requer uma resposta nesse âmbito”.
Estas medidas repressivas consistem em proibir a entrada em território europeu de pessoas sancionadas, assim como o congelamento dos bens que tenham na UE.

Os ministros discutem sobre quem deve estar nesta lista de sanções. Actualmente, a UE mantém sanções contra a Rússia por causa da anexação da Crimeia e da guerra no Leste da Ucrânia e ainda devido ao envenenamento que sofreu Navalny. com o agente químico novichok, pelo que estas são as terceiras que estão sobre a mesa dos debates.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo