Mundo

UE e Praia assinam acordo sobre vistos

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, afirmou, ontem, que a aprovação do acordo para simplificar as regras relativas a vistos com Cabo Verde pelo Conselho da União Europeia é um passo de um percurso “de uma am-bição mais larga”.

01/03/2021  Última atualização 18H51
Jorge Carlos Fonseca reconhece o esforço dos negociadores © Fotografia por: DR
Para o Chefe de Estado, de acordo com a Lusa, trata-se de um "passo significativo” na aproximação entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde "que exigiu competente trabalho” durante cerca de dois anos. Segundo o Presidente, trata-se de um processo que envolveu "conversações a todos os níveis, perseverança e determinação e superação da incompreensão de uns, da incredulidade e impaciência de outros”.

Na sexta-feira,  o Conselho da União Europeia aprovou a assinatura de um acordo para simplificar as regras relativas a vistos com Cabo Verde, proposto pela Comissão Europeia em Dezembro último.
Segundo o Presidente cabo-verdiano, o Conselho Europeu acolheu a decisão de assinar um acordo que altera os termos do acordo de facilitação de vistos com Cabo Verde, com "redução das taxas”, alargamento das categorias de cidadãos que podem ter acesso a visto com múltiplas entradas e "simplificação da documentação a ser apresentada”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo