Política

UE exalta esforço de Angola para a estabilidade na RCA

A União Europeia (UE) exaltou, ontem, em Luanda, o esforço de Angola para garantir estabilidade na República Centro Africana (RCA). O reconhecimento foi manifestado pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, durante um encontro, na Cidade Alta, com o Presidente da República, João Lourenço.

01/05/2021  Última atualização 12H55
Presidente do Conselho Europeu foi ontem recebido, na Cidade Alta, pelo Chefe de Estado © Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro
À frente  daquela instituição europeia desde 2019, o político belga destacou a iniciativa do país em realizar, em duas ocasiões (29 de Janeiro e 20 de Abril), cimeiras para tratar da situação política e de segurança naquele país. "Agradecemos o engajamento positivo do Governo de Vossa Excelência em prol das soluções mais consensuais e fidedignas em locais onde há dificuldades, para baixar as tensões e encontrar estabilidade”, destacou.

Disse que a luta contra o terrorismo e o extremismo no mundo inteiro são problemas que mobilizam a todos.
Charles Michel ressaltou que este problema leva a União Europeia e os seus parceiros internacionais a trabalharem nesta matéria. "Vejamos, por exemplo, o caso da situação em Moçambique. Nós temos que trabalhar de forma a fazer recuar essa crise neste país”, realçou.

Mais investidores
O presidente do Conselho Europeu manifestou, igualmente, o desejo de trazer para o país mais investidores privados, para ajudar no processo de diversificação da economia. Em Luanda desde quinta-feira, proveniente da República Democrática do Congo, o responsável da União Europeia disse haver já um quadro definido neste sentido, faltando apenas traçar as prioridades. "Queremos ver como trabalhar com Vossa Excelência, para termos um impacto muito mais positivo entre Angola e a União Europeia”, destacou. Disse que este interesse traduz as relações que desejam manter com a África, de forma geral, a fim de se reforçar o sector privado na sua capacidade de inovar e distribuir, da melhor forma, as inteligências para o bem da economia.


Mais vacinas

O presidente do Conselho Europeu defendeu, ainda, o envio de mais doses de vacinas contra a Covid-19 para Angola, para ajudar na campanha de vacinação em curso no país. O político  disse estarem engajados em melhorar o sistema de abastecimento de vacina para evitar erros graves na cadeia de distribuição. "Sabemos que o vosso Governo está muito empenhado no combate à Covid-19, com a campanha de vacinação, razão pela qual queremos que tenha mais acesso a doses de vacinas”, frisou.
Destacou a participação da UE na iniciativa Covax, com a contribuição de 2,5 mil milhões de euros.


  Primeiras vacinas Sputnik-V chegam este mês

O primeiro lote da vacina russa Sputnik-V chega ao país este mês, informou, ontem, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço, durante o encontro, na Cidade Alta, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
O Chefe de Estado sublinhou que o país adquiriu, com recursos próprios, seis milhões de doses, que vão reforçar a campanha de vacinação.

Acrescentou que o país espera, ainda, beneficiar de 50 milhões de dólares do Banco Europeu de Investimento para a aquisição de mais vacinas. João Lourenço destacou  o investimento feito pelo país  em infra-estruturas físicas e o apetrechamento de hospitais, que aumentaram a capacidade de internamento em mais 5 mil novas camas, das quais mil e 28 para as unidades de cuidados intensivos, a aquisição de ventiladores e materiais de biossegurança, bem como a admissão e formação específica do pessoal médico para atender a pandemia.
"Desde Março de 2020, o país tem um total de 26.178 casos positivos, sendo 70 por cento destes só na província de Luanda”, frisou o Chefe de Estado, tendo lamentado as 591 mortes provocadas pela doença.

O Presidente lembrou que a campanha de vacinação  contra a Covid-19, em curso no país, arrancou com cerca de 630 mil doses doadas pela iniciativa Covax, que se comprometeu em alargar a doação para até 13.224.240 doses de vacinas de marcas diversas.
O Presidente ressaltou que Angola e a UE trabalham na elaboração do acordo de facilitação de investimentos, na realização do fórum empresarial de alto nível União Europeia-Angola, previsto para este ano, e na conclusão do processo de revisão da adesão de Angola ao Acordo de Parceria Económica com a UE. O Programa Indicativo Nacional do 11º FED (Fundo Europeu de Desenvolvimento), disse, foram implementados oito programas em Angola, orçados em 132 milhões de euros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política