Desporto

UEFA foi informada sobre últimos desenvolvimentos

O Comité Executivo da UEFA foi informado dos “últimos desenvolvimentos” relacionados com a criação da Superliga Europeia de futebol e sobre as medidas que o organismo está a “considerar tomar”, revelou esta sexta-feira em comunicado.

24/04/2021  Última atualização 13H03
Comité Executivo da UEFA © Fotografia por: DR
"O Comité Executivo da UEFA foi informado sobre os últimos desenvolvimentos relativos à chamada Superliga, incluindo as opções disponíveis para a UEFA e os passos que está a considerar tomar”, lê-se num comunicado do organismo, que esteve esta sexta-feira reunido através de videoconferência.

O anúncio da Superliga Europeia aconteceu no passado domingo, mas não sobreviveu mais de 48 horas, com várias vozes críticas, desde governos à UEFA, FIFA, Federações e adeptos.

Perante as críticas, Manchester City, Liverpool, Arsenal, Manchester United, Tottenham e Chelsea iniciaram a debandada do projecto da Superliga na passada terça-feira, seguindo-se no dia seguinte Atlético de Madrid e Inter Milão. AC Milan e Juventus já reconheceram a necessidade de avaliar o projecto, enquanto os presidentes de Barcelona e Real Madrid consideram que esta era uma prova necessária e ainda haverá possibilidade de avançar.

O sonho liderado pelo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, juntou 12 dos principais clubes de Inglaterra, Espanha e Itália, tendo em vista a criação de uma competição anual com 20 equipas, na véspera de a UEFA revelar o formato competitivo da Liga dos Campeões, a partir de 2024/25.
Neste momento, dos 12 clubes fundadores, apenas Real Madrid e Barcelona permanecem vinculados ao projecto da Superliga Europeia.

Mea culpa
Entretanto, a JP Morgan emitiu, esta sexta-feira, uma nota em que faz mea culpa relativa à fundação da Superliga Europeia. O fundo norte-americano era o principal financiador da competição, com a imprensa inglesa a dar conta de um investimento na ordem dos quatro mil milhões.

"Errámos ao não pensar na forma como a comunidade do futebol ia olhar para esta competição e de que forma ia afectar o futuro. Vamos aprender com isto”, pode ler-se. Entretanto, a Standard Ethics, agência que avalia a sustentabilidade das práticas de mercado, baixou o rating da JP Morgan pelo envolvimento com a Superliga Europeia. Está agora no E+, o último patamar positivo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto