Sociedade

Uíge: Forças de Defesa e Segurança mantêm controlo rigoroso no posto fronteiriço da Quimbata

Joaquim Júnior| Uíge

Jornalista

O governador provincial do Uíge manifestou-se satisfeito com o controlo no posto fronteiriço de Quimbata, município de Maquela do Zombo, zona limítrofe com a Republica Democratica do Congo.

06/01/2021  Última atualização 08H08
Controlo rigoroso nos postos fronteiriços © Fotografia por: Mavitide João Mulaza | Edições Novembro
Durante uma visita ao posto de controlo, José Carvalho da Rocha foi informado pelos efectivos dos Órgãos de Defesa e Segurança destacados no local, que continua interdita a circulação de pessoas ao longo da fronteira, em cumprimento do Decreto Presidencial que prorroga o Estado de Calamidade Pública.

 José Carvalho da Rocha visitou, igualmente, os serviços aduaneiros que funcionam naquele perímetro, tendo chegado a um dos marcos da divisão entre Angola e RDC.
O governador defendeu a reabilitação das demarcações e abertura de picadas ao longo do limite para facilitar o patrulhamento da zona.

Exortou os efectivos e demais funcionários do posto fronteiriço de Quimbata, a manterem o controlo da fronteira. No encontro com membros do  Conselho de Auscultação da comunidade,  José Carvalho da Rocha pediu às autoridades tradicionais e outros líderes comunitários, a multiplicarem as acções de sensibilização para tomarem consciência  dos riscos da Covid-19.

"Continuamos a constatar alguma negligência por parte das populações quanto ao uso das máscaras faciais, o que não é correcto. É preciso ter  em conta que o município de Maquela do Zombo é uma zona de alto risco,  devido à vasta fronteira com a RDC, o que deve servir de alerta para todos no cumprimento das medidas preventivas", referiu.

O governador afirmou que o uso da máscara facial, a lavagem constante das mãos com água e sabão ou desinfectá-las com álcool em gel deve ser uma prática diária para evitar a propagação do vírus. "Não podemos ficar descansados aguardando pela vacina, porque pode levar ainda algum tempo até abranger  toda população, por isso,  a prevenção é o melhor remédio", disse.      

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade