Regiões

Uíge: Sanza Pombo prevê colher mais de 200 mil toneladas de produtos diversos

Valter Gomes | Maquela do Zombo

Jornalista

Camponeses organizados em associações e cooperativas agropecuárias, no município de Sanza Pombo, província do Uíge, prevêem colher, este ano, a partir de Fevereiro, mais de 200 mil toneladas de produtos diversos, revelou ao Jornal de Angola, o director municipal da Agricultura.

04/01/2021  Última atualização 10H50
Região com terras férteis tem tradição na produção de milho e outros produtos cuja colheita é feita em breve trecho © Fotografia por: Edições Novembro
Pedro Capaxi informou que, na presente época agrícola, que arrancou no início do ano passado, o município cultivou mandioca, ginguba, feijão, milho, arroz, batata doce e rena, entre outros produtos em mais de 18 mil hectares. "Se tivermos regularmente chuvas e fertilizantes vamos produzir mais do que na época anterior. As plantações estão a desenvolver-se com sinais animadores, facto que alimenta a esperança dos camponeses”, realçou.
O responsável fez saber que, no ano findo, 12 mil e 348 famílias camponesas e 166 pequenos agricultores, organizados em 54 associações, receberam do Governo Provincial instrumentos agrícolas e sementes. "Este ano vamos reforçar a assistência técnica aos produtores e alargar a produção mecanizada para que o município tenha sustentabilidade alimentar”, sublinhou.
Segundo Pedro Capaxi, o estado degradado das estradas tem constituído o principal obstáculo para o escoamento dos produtos do campo para os mercados. "Devido a este empecilho muitos produtos acabam por apodrecer no campo, pois, os camponeses conseguem apenas transportar poucas quantidades, através de motorizadas de três rodas, e, por isso, não obtêm rendimentos”.
"Esta é a nossa maior preocupação”, prosseguiu, "portanto, o Governo tem de melhorar o estado das vias para incentivar a produção agrícola, pois, com boas estradas os compradores irão ao encontro dos produtores e consequentemente a produção vai aumentar, particularmente nas comunas do Wamba, Kuilo Pombo e em várias regedorias ao longo das estradas, zonas potencialmente agrícolas”.
Principais preocupações da Administração Municipal 
Por seu lado, o administrador municipal, Ferreira Coxe, assegurou que a instituição que dirige está a interceder junto do Governo da província para encontrar uma solução com vista a melhoria das estradas, sobretudo as que fazem ligação com as zonas de produção.
"O apoio aos camponeses com instrumentos agrícolas e sementes, melhoria das vias, constam das prioridades da administração local para este ano. Sanza Pombo é um município estratégico, por se destacar na produção do arroz, ginguba, moteta e mandioca”, disse Ferreira Coxe. Com 70 mil habitantes, Sanza Pombo é potencialmente agrícola, pois além das terras férteis tem uma rede hidrográfica composta por muitos rios, riachos e ribeiros. Entre os rios, destacam-se o Kwilo, Sanza, Longo, Luselwa, Makeni, Wamba, onde a população local pratica a pesca artesanal.
A imensidão de florestas é outro potencial do município, onde abundam plantas medicinais e madeira. Localizado a 150 quilómetros da cidade do Uíge, Sanza Pombo, um dos 16 municípios da província, é constituído pelas comunas Kuilo Pombo, Wamba, Alfândega, e a sede com o mesmo nome. Conta ainda com 20 regedorias e  várias aldeias. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões