Sociedade

União Europeia destaca esforço do Executivo no combate à pandemia

Arão Martins | Lubango

Jornalista

A embaixadora da União Europeia (UE) em Angola, Jeannette Seppen, enalteceu, ontem, na cidade do Lubango, província da Huíla, a acção do Executivo de contenção da propagação da Covid-19.

19/01/2021  Última atualização 08H53
Embaixadora visitou a Huíla © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro| Huíla
A diplomata, que falava à saída de um encontro com o governador da Huíla, Luís Nunes, no âmbito de uma  visita de dois dias à província, disse que a União Europeia disponibilizou 20 milhões de euros para apoiar o Executivo nas acções de combate à Covid-19 e de alívio à economia.

Lembrou que o mundo está a atravessar momentos difíceis por causa da Covid-19, sublinhando que a União Europeia sente os efeitos deste mal,  mas mesmo assim mantém a  solidariedade com Angola.  
Insistiu que "apesar do momento difícil, a União Europeia continua a trabalhar e a demonstrar solidariedade a Angola, por ser um parceiro importante”.

 "Angola, tal como outros países,  está a passar por momentos difíceis por causa dessa pandemia. Por isso, estamos aqui para demonstrar a solidariedade da União Europeia”, disse.  Sublinhou que a parceria com Angola tomou um novo rumo em 2012. "É a minha primeira visita à província da Huíla no quadro da parceria existente”, referiu, acrescentando que a União Europeia há muito que trabalha nesta província em diferentes sectores. Por isso, frisou, é importante o apoio à resiliência e à segurança alimentar e nutricional às famílias.

O governador provincial da Huíla, Luís Nunes, enalteceu as "excelentes relações de cooperação  com a União Europeia”. Informou que, com a colaboração da União Europeia, foi possível financiar vários projectos sociais, destacando o de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), o Programa de Nascer com o Registo e o Projecto Justiça para as Crianças. Destacou ainda o Projecto de Expansão de Água às Populações e a Carta Escolar da província da Huíla. 

"Os projectos citados, a título de exemplo, são uma demonstração da excelente cooperação e apoio que temos recebido da União Europeia, sendo certo que, da nossa parte, tudo tem sido feito para que tenham um impacto positivo  na vida das populações”, referiu.
Na Huíla,  Jeannette Seppen visitou os projectos financiados pela União Europeia no município dos Gambos (150 quilómetros da cidade do Lubango) e o Centro Integrado de Atendimento à Criança e Adolescente (CIACA). Além disso, reuniu com os empresários filiados na Associação Agro-pecuária, Comercial e Industrial (AAPCIL) e na Cooperativa Agrícola das Mulheres do município da Humpata.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade