Mundo

União Europeia quer passar da protecção à criação de empregos e combater a pobreza

Os líderes da União Europeia (UE) vão comprometer-se, na Cimeira Social do Porto, a passar da protecção dos empregos devido à pandemia de Covid-19 à criação de novos, apostando na retoma económica, além do combate à pobreza e desigualdades.

04/05/2021  Última atualização 13H03
© Fotografia por: DR

Um rascunho da Declaração do Porto que os líderes da UE irão firmar no Conselho Europeu do próximo sábado sobre questões sociais, um dia depois da Cimeira Social, indica que, "à medida que a Europa se recupera gradualmente da pandemia de Covid-19, a prioridade será passar da protecção à criação de postos de trabalho e melhorar a qualidade do emprego", segundo a proposta a que a agência Lusa teve acesso.

"A implementação dos princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais será essencial para assegurar a criação de mais e melhores empregos para todos, no quadro de uma recuperação inclusiva", realça o documento, que ainda terá de ter aval dos Estados-membros.

Para tal, os líderes da UE irão comprometer-se a "colocar a educação e as competências no centro da acção política", através de "mais investimento na educação, formação profissional, aprendizagem ao longo da vida, requalificação e requalificação, de modo a estimular as transições de emprego para sectores onde existe uma procura crescente de mão-de-obra".

Ao mesmo tempo, "as mudanças ligadas à digitalização, inteligência artificial, teletrabalho e economia de plataforma exigirão uma atenção especial com vista a reforçar os direitos dos trabalhadores", refere o rascunho da Declaração do Porto, a que a Lusa teve acesso.

Ainda no emprego, os líderes europeus querem garantir mais esforços para "combater a discriminação e trabalhar activamente para colmatar as lacunas no emprego, remuneração e pensões entre mulheres e homens".

O objectivo é "promover a igualdade e equidade de género para cada indivíduo na nossa sociedade, em conformidade com os princípios fundamentais da União Europeia", dando ainda "prioridade a acções de apoio aos jovens".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo